Influenciador Hytalo Santos é investigado pelo MP por suposta exploração de menores
Redação
Exploração de Menores
O influenciador paraibano Hytalo Santos, 26, é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde novembro de 2024 por possível exploração de menores. O caso tramita sob sigilo nas promotorias da Infância e Juventude de João Pessoa e Bayeux.
As apurações apuram supostas violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe uso de imagens de menores de forma que afete sua dignidade ou intimidade. A pena prevista é de seis meses a dois anos de detenção.
Em Bayeux, a investigação começou após solicitação do Conselho Tutelar; na capital, não há registro de quem apresentou a denúncia. Em ambos os casos, o tema foi classificado como “exploração sexual”.
Hytalo se refere aos jovens que vivem com ele como sua “turma” ou “filhos”, sem adoção formal. Caso sejam constatadas irregularidades, o MP pode apresentar denúncia à Justiça ou propor um Termo de Ajustamento de Conduta para impedir novos vídeos com menores.
Por meio de nota, a defesa afirmou que Hytalo “não é denunciado” e que segue as regras das plataformas e um “compliance rigoroso” para evitar infrações legais.