Curso ofertado pela Unemat formará 68 professores xavantes


08/09/2024 às 07:55
Redação

Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na última sexta-feira, 30 de agosto, aula Inaugural do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que está sendo ofertado em novo formato. O evento aconteceu na Aldeia Caçula, localizada na terra indígena Pimentel Barbosa nas dependências da Escola Indígena Apowe. O curso, que terá duração de quatro anos, está sendo ofertado para a formação de 68 professores de aldeias Xavante de Canarana e de Ribeirão Cascalheira.

O curso destinado especificamente para o povo Xavante é o primeiro neste formato, que destina aulas exclusivas à uma etnia e com etapa de formação oferecida somente na aldeia. “Essa turma é a primeira que a Unemat oferta totalmente em território indígena, diferentemente das outras turmas em andamento que foram ofertadas pelo sistema de pedagogia da alternância entre a aldeia e o câmpus da universidade”, explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria da Silva, que presidiu o evento com a presença de várias lideranças indígenas recebidas juntamente com o cacique Frederico Xavante, líder da Aldeia Caçula.

De acordo com o professor Adailton Alves da Silva, diretor de Gestão de Educação Indígena da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação “ofertar o curso Licenciatura Intercultural Indígena dentro da comunidade xavante, aldeia Caçula, é regar uma semente que foi plantada há 24 anos e que agora começa a brotar”. A afirmação de  Adailton se refere à causa indígena que faz parte da constituição histórica da Unemat, por seu pioneirismo no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001.

A chegada do curso é comemorada pelos acadêmicos. Darcilene Petsidzababa Werepté, cita que “o curso oferece aos alunos a oportunidade de aprender novos conhecimentos específicos, que serão úteis para a nossa atuação na escola da aldeia” Para Nilo Serera Rui We Supretaprã “o curso nos proporciona ensinamentos para a vida do povo A’uw? Uptabi (Xavante).” 

Sua oferta é fruto da articulação entre a Unemat e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Parfor Equidade. O Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour e a Faculdade Intercultural Indígena (Faindi) são os responsáveis pela execução do curso na aldeia Caçula. A Unemat conta com a parceria das prefeituras municipais de Canarana e de Ribeirão Cascalheira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Durante a aula inaugural os presentes puderam desfrutar de apresentações culturais indígenas e não indígenas realizadas no espaço externo da Escola Indígena Apowe, além de visitar o espaço de formação.

A solenidade contou com a presença das autoridades acadêmicas: a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria; o diretor de Gestão de Educação Indígena da Proeg/Unemat, Adailton Alves da Silva; o diretor da Faculdade Indígena Intercultural, José Wilson Pires de Carvalho; e o coordenador deste curso de Licenciatura Intercultural Indígena, João Severino Filho; e das coordenadoras Waghma Fabiana Borges Rodrigues e Eliane Eliane Boroponepá Monzilar, coordenadores dos cursos de Pedagogia Intercultural e Licenciatura Intercultural, em Barra do Bugres. Com a presença das lideranças indígenas xavantes das aldeias Atserere, cacique Rogério; Bela Vista, cacique Léo; Caçula, cacique Frederico; Cristo, cacique Manoel; Etenhiritipá, Cacique Paulo Francisco; Flor do Cerrado, cacica Vera; Parreri, cacique Ismael; Santa Vitória, cacique Adaulto; Wedeze, cacique Zezinho e Boa Vida, cacique Adelmo. Ainda participaram da aula inaugural os secretários de Educação dos municípios de Canarana e Ribeirão Cascalheira, respectivamente Eduardo Ferreira da Silva e Osmarina Vieira dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Canarana, Maria Sicorra da Rosa; a diretora da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Barra do Garças, Silvia Figueiredo;  a coordenadora do Núcleo Regional de Ensino  em Canarana, Sílvia de Moura Faitão;  a diretora das escolas indígenas Xavante em Canarana, Maria Estela Gomes da Silva  e a diretora  e coordenadora das Escolas Indígenas de Ribeirão Cascalheira, Lindalva Noleto Souza.

Faindi/Unemat - A Instituição se tornou referência de ensino diferenciado e de valorização étnica no Brasil e na América Latina de ensino diferenciado e de valorização étnica. Nesse percurso de mais de duas décadas, a formação de professores indígenas em nível de graduação já é uma prática consolidada na Unemat.

Desde 2020, a Unemat também oferta formação em nível de mestrado para os povos indígenas, com o Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.

Além destes cursos, especificamente destinados aos povos indígenas, a Instituição, desde 2016, conta com o sistema de cotas que reserva 5% das vagas em todos os cursos de graduação para alunos indígenas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Trabalhadores de fazenda de Leonardo ficavam em local com fezes
  • Geral - Chegaremos aos 100? Expectativa de vida está desacelerando, diz estudo
  • Brasil - Jenny Miranda detona Gretchen: “Brincou com meus sentimentos”
  • Pelando - Jenna Fischer, a Pam de ‘The Office’, revela diagnóstico e cura de câncer: ‘Estou ótima’
  • Geral - Cientistas revelam como é o cérebro das moscas em detalhes impressionantes
  • Mundo - Com US$ 1,6 bi, Taylor Swift é a artista musical mais rica do mundo
  • Pelando - Usher teria sofrido abuso sexual quando morou com Diddy, diz ex-segurança
  • Brasil - ‘Defender liberdade de expressão dentro da lei’, diz X após volta ao Brasil
  • Brasil - CCJ aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF
  • Mundo - Advogado busca acordo com celebridades envolvidas em escândalo sexual de Diddy