Ananias minimiza pesquisas e diz que direita mantém base sólida para 2026
Redação
Partido
O presidente do PL em Mato Grosso e secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Ananias Filho, relativizou o baixo desempenho do deputado federal José Medeiros (PL) nas pesquisas de intenção de voto para o Senado em 2026. Segundo ele, levantamentos eleitorais não definem resultados e a direita segue com uma base consistente de eleitores no estado.
Ananias afirmou que não se deixa influenciar por números momentâneos e lembrou vitórias recentes do partido em importantes municípios mato-grossenses. “Se o PL tivesse medo de pesquisa, não teria vencido em Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste e Cuiabá”, declarou.
Ao citar o cenário da capital, o dirigente liberal destacou a eleição municipal de 2024 para reforçar seu argumento. Ele lembrou que um candidato apoiado por toda a estrutura do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa não conseguiu avançar ao segundo turno, em referência à derrota do deputado estadual Eduardo Botelho (União) diante do atual prefeito Abílio Brunini (PL).
Confiante no campo ideológico que representa, Ananias avaliou que a direita bolsonarista mantém cerca de 30% do eleitorado fiel. Para ele, esse percentual garante competitividade a nomes do PL na disputa majoritária. “A intenção de voto em um candidato do PL gira em torno de 30%. Além disso, existe um contingente de outros 35% do eleitorado que pode aderir”, afirmou, ao comentar a pré-candidatura de José Medeiros ao Senado.
Para o presidente do PL, o cenário eleitoral ainda está em construção e tende a se consolidar mais à frente, com o avanço do debate político e a definição oficial das candidaturas.