Proposta cria programa para prevenir violência contra criança e adolescente


03/09/2024 às 08:34
Redação

Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 2025/24 cria programa de rede humanizada de apoio a meninos e meninas para prevenir e combater violência contra crianças e adolescentes. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O programa busca ampliar ações preventivas para evitar abuso e violência contra crianças e adolescentes além de oferecer acolhimento e suporte às vítimas e capacitar profissionais da rede pública municipal para atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade.

O programa será coordenado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública e, no âmbito estadual, pelas defensorias públicas. O ministério deverá definir políticas públicas e diretrizes para aumentar a habilidade de atendimento de servidores das defensorias públicas para reduzir casos de violência contra crianças e adolescentes, aumentar a conscientização para proteção dos direitos das crianças, entre outras ações.

Segundo o deputado Coronel Ulysses (União-AC), autor da proposta, a defensoria pública do Acre criou em 2022 programa semelhante em nível estadual. “Através desse programa, é possível fortalecer a rede de proteção e garantir que os direitos dessas crianças sejam tratados com prioridade absoluta.” Ulysses defendeu uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a sociedade civil, os educadores e as famílias, para lidar com a violência contra crianças e adolescentes.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Seduc lança seletivo com vagas para bibliotecários e nutricionistas; inscrições são gratuitas
  • Política MT - ALMT e MME realizam nova reunião sobre Energisa nesta terça-feira (20)
  • Mato Grosso - Coordenadoria da Polícia Civil de MT devolve mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos e enfraquece facções criminosas
  • Mato Grosso - Entre 2022 e 2026, Governo de MT já concedeu 29,43% de RGA, enquanto União, 24,75%
  • Política MT - 2026: Prefeitura de Cuiabá planeja pagar 13º salário em dezembro e avalia antecipação da primeira parcela
  • Política Brasil - Haddad nega “ultimato” ao GDF para aporte de R$ 4 bilhões no BRB
  • Política MT - Baixinha Giraldelli é destaque com projetos sancionados pelo prefeito Abilio
  • Mundo - Lançamento do ENHYPEN vende 1,6 milhão de cópias em 24h
  • Mundo - Jujutsu Kaisen | 3ª temporada vai terminar com uma bomba, diz diretor
  • Geral - Whey e creatina fazem mal aos rins? Nefrologistas esclarecem