Gripe aviária pode virar a próxima pandemia, afirmam cientistas


22/04/2024 às 13:50
Redação

Entenda!

Nos últimos dias, representantes da OMS e infectologistas de todo o mundo reforçaram a preocupação de que um dos vírus da gripe aviária, o H5N1, seja responsável pela próxima epidemia global.

Em coletiva de imprensa na quinta-feira (18/4), o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jeremy Farrar, afirmou que o monitoramento de casos de gripe aviária está mais forte devido à crescente quantidade de mamíferos que têm sido afetados pelo vírus.

“A grande preocupação é que este vírus ganhe a possibilidade de ser transmitido entre humanos. Temos de nos preparar e ter certeza de que se o H5N1 chegar a se transmitir assim, estejamos em posição de responder imediatamente com acesso equitativo a vacinas eficazes”, aconselhou Farrar.

No mesmo dia, em uma coletiva de imprensa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o diretor Jarbas Barbosa também apontou preocupação com um espalhamento da gripe aviária. “Os casos em pessoas ainda são incidentais, apenas para quem trabalha diretamente com as aves e acaba se contaminando, mas é preciso monitorar intensamente a expansão e já se preparar para eventualmente combatê-la”, afirmou.

Barbosa destacou que este salto entre as espécies também é fruto de mudanças climáticas e de um avanço de ocupação humanos em territórios que eram de vida silvestre. “É este contato constante e estas mudanças fruto de nosso impacto ambiental que estão potencializando essas chances”, indica.

Um estudo feito por cientistas europeus e que será apresentado no sábado (27/4) em Barcelona, na Espanha, mostrou que 57% dos infectologistas acreditam que um vírus da gripe como o H5N1 será o responsável pela próxima epidemia global.

A pesquisa entrevistou 187 infectologistas responsáveis por instituições de saúde de 57 países diferentes. Entre as outras preocupações: 21% apontou que uma doença desconhecida é a maior preocupação; 8% indicou um novo coronavírus. Outras respostas citadas foram o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo, o Ebola, o Nipah e o vírus da febre do Vale do Rift.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença que acomete, principalmente, aves silvestres e domésticas após a infecção pelo vírus Influenza A dos subtipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. A ocorrência de casos entre mamíferos e humanos nos últimos meses vem aumentando a preocupação mundial sobre a doença.

Em humanos diagnosticados até agora, a H5N1 sempre gerou formas assintomáticas da infecção ou sintomas leves, mas o vístus tem apresentado modificações sutis em alguns mamíferos encontrados, como um urso polar que morreu de gripe aviária.

 

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Max Russi revela que Júlio Campos pode ser 1º vice da Mesa Diretora
  • Mato Grosso - Cras Santa Maria dá início a projeto de canteiros de ervas aromáticas e medicinais
  • Política MT - Comissão de Agropecuária da ALMT aprecia 33 projetos de lei
  • Pelando - Hot! Gracyanne Barbosa lança lingerie
  • Mato Grosso - Secel-MT promove evento em parceria com Ministério da Cultura sobre incentivo a projetos culturais
  • Brasil - Marília Mendonça é a artista mais ouvida no Brasil em plataforma de streaming
  • Pelando - Deolane Bezerra descreve como imagina pênis de Fiuk: 'É uma coisa grande'
  • Pelando - Equipe de Maiara ignora polêmica envolvendo magreza e bebida em shows: 'Não vamos alimentar'
  • Pelando - Mãe de Neymar exclui foto com neto após polêmica com Bruna Biancardi
  • Mato Grosso - Mato Grosso é finalista de prêmio nacional de mobilidade urbana sustentável