Doação de leite humano cresce e beneficia mais bebês prematuros
Redação
Ato de Amor
A doação e distribuição de leite humano em Mato Grosso registraram aumento expressivo neste ano. De janeiro a setembro de 2025, foram distribuídos 1.587 litros de leite para recém-nascidos internados, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
O volume doado também avançou: foram coletados 2.876 litros, alta de 25%, com a participação de 1.856 doadoras, número 13% maior que no ano passado. O resultado permitiu atender 1.199 bebês prematuros, crescimento de 10% na comparação com 2024.
De acordo com Rosiene Pires, coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, o aumento das doações reforça o impacto das ações de incentivo à amamentação e à solidariedade. “O leite humano é essencial para salvar vidas e garantir a recuperação de bebês prematuros. Cada doação faz diferença”, destacou.
O técnico Rodrigo Carvalho, responsável pela área de Promoção e Apoio à Amamentação da SES, lembrou a importância do apoio às mulheres e pessoas trans que amamentam. “O sucesso da amamentação começa no pré-natal e depende de acolhimento, orientação e acompanhamento após o parto”, afirmou.
Atualmente, o estado conta com quatro bancos de leite humano — em Cuiabá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde — e duas unidades de coleta, em Cuiabá e Tangará da Serra. As doações podem ser feitas diretamente nesses locais, por pessoas saudáveis que estejam amamentando e tenham leite excedente.