Detran-MT já beneficiou mais de 4 mil pessoas com CNH Social e prevê novo edital até o fim de 2025
Redação
Acesso
Desde o lançamento do programa SER Família CNH Social, em maio de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) convocou 13.704 contemplados. Desse total, 4.079 já receberam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros 3.470 seguem cumprindo as etapas para a emissão do documento.
O programa, custeado integralmente pelo Governo do Estado, garante a gratuidade em todo o processo para obtenção da primeira habilitação. Embora não haja edital em aberto no momento, o Detran-MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), prepara uma nova seleção, prevista para ser publicada até o final de 2025.
“Estamos em tratativas para a elaboração de um segundo edital, para contemplar mais beneficiários”, afirmou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos. Segundo ele, o período de inscrições e demais regras serão divulgados ainda este ano.
Sobre o programa de CNH Social anunciado pelo Governo Federal, com base na Lei nº 15.153, de 26 de junho de 2025, Vasconcelos esclareceu que os Departamentos Estaduais de Trânsito ainda aguardam orientações sobre seu funcionamento e sobre o repasse de recursos para os estados.