Pivetta deve contar com consultoria de Pablo Nobel, marqueteiro de Tarcísio e Milei


28/08/2025 às 15:13
Redação

ELEIÇÕES

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), deve ter como consultor em sua campanha ao Palácio Paiaguás em 2026 o marqueteiro Pablo Nobel, profissional argentino que esteve à frente das vitoriosas campanhas do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do presidente da Argentina, Javier Milei.

Segundo apurou o MidiaNews, Nobel está prestes a fechar contrato com o Republicanos em nível nacional para coordenar os projetos majoritários da sigla. A candidatura de Pivetta é considerada prioridade, e um primeiro encontro entre os dois deve ocorrer nos próximos dias, em São Paulo, para alinhamento inicial sobre o cenário político mato-grossense.

Comunicação como desafio

Apesar da conjuntura favorável — Pivetta deve herdar o apoio irrestrito do governador Mauro Mendes (União Brasil), que deixará o cargo para disputar o Senado — o vice-governador enfrenta um obstáculo central: construir e massificar sua imagem junto à opinião pública. O desafio é convencer o eleitorado de que tem condições de dar continuidade ao projeto político de Mendes.

Perfil do marqueteiro

Radicado no Brasil há mais de 40 anos, Pablo Nobel iniciou sua trajetória ao lado do publicitário Duda Mendonça, um dos nomes mais influentes do marketing político no país. Acumula passagens por campanhas presidenciais como as de Aécio Neves (PSDB, 2014), Geraldo Alckmin (PSD, 2018) e também atuou na comunicação do ex-presidente argentino Alberto Fernández.

Mais recentemente, além de Tarcísio e Milei, trabalhou no marketing do senador Sergio Moro e da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que disputou a Prefeitura de São Paulo em 2024.

Estratégia coletiva

Em entrevistas, Nobel costuma defender um modelo menos personalista de condução das campanhas. “A figura do marqueteiro como guru político não existe mais. Hoje o trabalho é técnico, de coordenação de equipes e construção de inteligência coletiva. Ninguém ganha campanha sozinho, ninguém tem a bala de prata. Vitória é resultado de uma construção”, afirmou.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Taís Araújo critica rumos de Raquel em Vale Tudo
  • Geral - Creme caseiro com babosa ajuda a pele
  • Mato Grosso - Assessoria da Educação corrige informação sobre uniformes escolares de Várzea Grande
  • Mato Grosso - Mutirão distribui cartões do SER Família em Cuiabá, Várzea Grande e interior de MT
  • Mundo - Chris Columbus critica série de Harry Potter: “Mais do mesmo”
  • Mundo - Disney cancela live-action de Aristogatas
  • Pelando - Marcos Mion sobre saída da Record: “Tomei um golpe”
  • Mato Grosso - Prefeitura de VG faz entrega de uniformes com logomarca da gestão que é proibido por lei
  • Brasil - Estreias da semana: cinema e streaming (28/8 a 3/9)
  • Mato Grosso - Taça das Favelas MT 2025 será lançada nesta sexta; jogos começam no sábado