Fórum Regional Centro-Oeste da UNDIME acontece em Cuiabá com destaques para Silvio Fidélis e Alan Porto
Fabio Luz
UNDIME
Nesta segunda-feira (21), iniciou-se a convenção do Fórum Regional Centro-Oeste da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A duração de evento se estenderá até amanhã, terça-feira (22) com uma série de palestras e oficinas temáticas relacionadas ao papel da educação pública regional.
O evento reuniu dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de educação dos estados de MT, MS, GO e DF para momentos de diálogos e compartilhamento de experiências em busca da melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino do Centro-Oeste.
O secretário de educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Alan Porto, e o secretário de educação, cultura, esporte e lazer de Várzea Grande (Secel-VG), Silvio Aparecido Fidelis, também Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, presidente da Undime-MT e vice-presidente nacional da Undime Nacional, estiveram no Fórum e falaram sobre seus pontos de vista da educação municipal e a importância da UNDIME no processo de melhoria na qualidade dos processos pedagógicos das escolas municipais.
“Nós tivemos uma reunião, eu estive em Aracaju, na região Nordeste, em Belém, na região Norte, em Curitiba, na região Sul, em São Paulo, na região Sudeste, e aqui hoje em Mato Grosso, em Cuiabá, na região Central e estamos fazendo um trabalho junto nessa caminhada pela melhoria da educação municipal”, disse o secretário ainda na abertura do evento.
O vice-presidente da UNDIME Nacional ainda menciona a importância da força da união política para a finalidade da melhoria da educação: “Quando você vê o MEC olhando, o FNDE olhando para os municípios, você vê o resultado dessa parceria; o governo federal, o governo estadual e governos municipais, tudo isso junto e trabalho em harmonia, é que de fato faz a diferença no final”.
Silvio menciona a presença do Alan Porto e agradece a importante participação a qual não fazia, a princípio, parte da programação oficial do Fórum, e apontou que dirigentes, funcionários públicos do sistema educacional, professores e técnicos municipais de educação, mas também secretários municipais e do estado podem e devem se aperfeiçoar em sua formação e cursos e estar presentes em palestras para aumentar seus conhecimentos e, assim, exercer ainda melhor as suas funções em suas respectivas áreas de atuação.
“A educação se constrói com crença e compromisso. Quando oferecemos às crianças oportunidades de aprendizado e envolvimento, como estar aqui cantando e participando, estamos motivando-as a desenvolverem o seu potencial. Afinal, elas são o futuro e, um dia, estarão ocupando os nossos lugares”, complementa Silvio, ao fazer referência com a parceria também do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o projeto “OAB Vai à Escola”, declara Fidélis.
“Quer seja o professor quer seja o diretor ou o coordenador ou mesmo a quem está na função de secretário, nós todos precisamos a cada dia mudar, pois o processo de aperfeiçoamento pedagógico é dinâmico e a gente precisa avançar muito nessa área”, complementa o vice-presidente da UNDIME.
Alan Porto, ao falar sobre a importância da participação da Seduc, através de sua representação, agradece em especial Silvio Fidélis pelo trabalho exemplar e dedicação máxima na melhoria de Educação não só de Várzea Grande “Quero agradecer ao secretário de educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis, que também é o nosso vice-presidente nacional da UNDIME e também e dizer que aqui em Mato Grosso a gente caminha muito bem no regime de colaboração. Trabalhando várias iniciativas, tanto na modernização dos espaços escolares, investimentos em tecnologia, mas principalmente na parte pedagógica.”
Para exemplificar a parceria forte que existe entre ambos os secretários, Alan Porto ainda lista as grandes mudanças que Mato Grosso vem passando em sua qualidade educacional: “A gente tem trabalhado com os municípios o “Mais Inglês” que tem ajudado na recomposição da aprendizagem, mas o carro-chefe nosso é o Alfabetiza Mato Grosso, que é mais uma iniciativa do Estado de fortalecer a alfabetização das crianças na idade certa. E a gente tem caminhado nessa direção, graças a Deus.”
“Os últimos resultados que saíram do IDEB, os municípios performaram muito bem, melhorando seus resultados de aprendizagem, e o Estado vai continuar investindo na formação continuada, investindo nos materiais complementares, investindo nas parcerias com os municípios, porque é ali, no município, que tudo acontece. Não existe a educação do Estado e a Educação do município, o que existe é a educação de Mato Grosso”, finaliza o secretário.
Silvio Fidélis ainda lembra “Nós todos que aqui estamos presentes fazemos educação porque nós amamos, porque nós acreditamos e nós queremos fazer diferente”, conclui.
__________________________________________________
A programação do fórum conta com uma série de temáticas educacionais para o aprimoramento qualitativo da formação dos dirigentes municipais da região, a saber:
Palestras de hoje, segunda-feira (21):
- Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados
- O Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada
- A ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação
- Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser
Palestras de amanhã, terça-feira (22):
- Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena"
- Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR
- Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar
- Os desafios das adolescências no processo de escolarização
Para mais informações sobre o Fórum Regional e as oficinas temáticas realizadas, acesse: https://forunsregionais.undime.org.br/regional-centro-oeste