Unemat inicia primeira turma de graduação em Educação Escolar Quilombola


10/10/2024 às 13:58
Redação

Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou a primeira turma de graduação em Educação Escolar Quilombola.  O curso, ofertado na modalidade Turma Única, objetiva formar professores com domínio de conhecimentos específicos a partir do que foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela resolução que criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

A oferta se dá por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), sendo o primeiro edital do Brasil, assim como a licenciatura quilombola na Unemat. As aulas serão realizadas na comunidade quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

Os alunos selecionados são, principalmente, membros quilombolas de Mato Grosso e professores da rede pública da educação básica e das redes de formação por alternância que já atuavam na área do curso. Nos próximos oito semestres, eles cursarão 3.300 horas aula ofertadas por meio de módulos presenciais, num período de oito semestres.

Os professores da graduação em Educação Escolar Quilombola passaram por formação pedagógica ofertada pela coordenação do curso e pela Coordenação Institucional do Parfor Equidade e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Unemat).

A comunidade quilombola de Mata Cavalo abriga aproximadamente 500 famílias de um grupo remanescente de escravos em Mato Grosso. A comunidade se destaca pela luta pela conservação de suas tradições e de suas terras.

A aula inaugural foi realizada nesta terça-feira (08.10), na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, na comunidade Mata Cavalo. A cerimônia contou com a presença de lideranças quilombolas, autoridades acadêmicas e políticas, tanto municipais quanto estaduais, apresentações culturais dos grupos Siriri – Ipê do Cerrado e Dança Afro: Herança de Tereza, e a palestra Erguer a voz: a luta e a construção de uma narrativa antirracista no contexto escolar acadêmico, ministrada pela egressa da Unemat e mestre em Ensino de História, Cristiane Soares.

A Parfor Equidade é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação do Governo Federal, com o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola, do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Agnes rouba a cena na 2ª temporada de “Wandinha” e conquista público com mistério e obsessão pela protagonista
  • Política MT - Vereador de Pedra Preta pode ter mandato cassado após ofensas à prefeita
  • Brasil - UFMT desenvolve fertilizante a partir de esgoto e resíduos domésticos com alto potencial agrícola
  • Política MT - Ranalli defende pena de morte e prisão perpétua para feminicidas em meio a casos brutais em MT
  • Política Brasil - Mauro Mendes lidera corrida ao Senado em Mato Grosso com ampla vantagem, aponta pesquisa
  • Geral - Mudança na Lagoinha Alphaville: André Fernandes assume missão evangelista e André Valadão lidera unidade
  • Política Brasil - Ex-prefeito Emanuel Pinheiro é multado pelo TCE em investigação sobre dívidas de R$ 228 milhões
  • Mato Grosso - Prefeitura de Cuiabá abre 1.985 vagas em processo seletivo da Educação
  • Mato Grosso - Cuiabá registra saldo de 1.632 novos empregos em julho, crescimento de 140% em um ano
  • Política MT - Abilio anuncia medidas para evitar demissões em massa na Limpurb