Proposta revoga taxas cobradas de proprietário de veículo automotor


01/10/2024 às 09:05
Redação

ALMT

Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 26/2024 que trata, entre outros pontos, da revogação de taxas cobradas dos proprietários de veículos automotores pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso/Detran-MT. 

A medida do Executivo revoga, em parte, a Lei nº 11.070/2019, invalidando a taxa cobrada em função de mudança de placa de duas para três letras. 

Outra medida que beneficia o proprietário de veículo é a autorização à confecção de placas e a outra de lacre para veículos de outra unidade da federação. A proposta também revoga a remoção para o pátio do Detran os veículos de quatro ou mais rodas em percurso superior a 30 km. 

No pacote de mudança, o governo propõe também a revogação do parágrafo quarto, do artigo 16-A, da Lei nº 7.301/2000. Essa lei impede a compensação de indébito tributário (valor pago de forma indevida ou majorada de forma ilegal) com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devido em relação a outro veículo pertencente ao mesmo titular.

Com a revogação, o valor do IPVA pago a maior ou em duplicidade poderá ser estendido a outro veículo pertencente ao mesmo titular. Mas para isso, tem que estar registrado e licenciado para o mesmo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro da Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda, dentro do mesmo município mato-grossense em que estiver registrado e licenciado o veículo. 

Outra mudança é em relação à transferência do veículo automotor para outra unidade da federação antes do prazo, será considerado devido o valor do IPVA que deixou de ser recolhido, desde a aquisição ou transferência, devendo seu valor ser pago com acréscimo dos juros moratórios, calculados na forma prevista na legislação tributária vigente, até a data do efetivo pagamento, dispensada a exigência de multas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Saiba a real sobre o barraco no aniversário de Andressa Urach
  • Brasil - Em 5 anos, número de cursos de graduação EaD cresceu mais de 232%
  • Geral - Doenças sociais oportunistas (Everardo Maciel)
  • Pelando - Bia Miranda se pronuncia após Gato Preto declarar que ela interrompeu a gestação do segundo filho
  • Mato Grosso - Em Mato Grosso, CAR vira ferramenta para grilagem em terras indígenas
  • Pelando - Fã compra calcinha usada de Fabiana Andrade e valor chama a atenção
  • Mato Grosso - Museu de História Natural tem programação especial para o mês das crianças com oficinas e atividades lúdicas
  • Política Brasil - Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno
  • Geral - De cansaço à ansiedade: veja sintomas da deficiência de vitamina B12
  • Pelando - Maidê Mahl segue internada em estado grave