Conectividade com internet e mobilidade urbana são debatidas pelo GGI
Redação
TRE-MT
Durante a 5ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), realizada nesta segunda-feira (09.09), foram discutidas questões relacionadas à conectividade de internet e infraestrutura urbana. Com a participação de empresas e instituições parceiras, o grupo avançou em mais uma etapa de planejamento da segurança para as Eleições Municipais de 2024.
Segundo o coordenador do GGI, juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, os alinhamentos desta 5ª reunião são primordiais para garantir a segurança do pleito. “Para nós, é importante termos estas questões relacionadas à comunicação e infraestrutura resolvidas e equipes no dia para atender e resolver problemas de forma prioritária. Dessa forma, conseguiremos atuar preventivamente, dentro do possível, e viabilizar soluções rápidas e eficazes, caso seja necessário, na véspera e no dia da eleição”.
Um dos assuntos abordados no encontro foi a conectividade com a internet. “Nossa preocupação é com rompimentos longos de conexão e a falta de retorno, por parte da empresa Oi, como tem ocorrido em alguns desses casos. Pedimos uma atenção redobrada da empresa, nesse sentido”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido.
Sobre isso, o representante da Oi, Juvenal Alves Ferreira Neto, garantiu que irá comunicar a equipe de Brasília (DF) e pedir correção na falha de comunicação em dar retorno ao TRE-MT nos casos de interrupção da conexão. “Essas quedas ocorrem por causa dos rompimentos de cabos de fibra óptica que, por sua vez, são causados por obras e/ou muitas queimadas, que são comuns nessa época do ano. Estamos em constante comunicação com proprietários de chácaras, pedindo que eles nos avisem sobre as obras com antecedência”, explicou.
Além disso, ele também informou que na véspera e no dia da eleição, a Oi disponibilizará uma equipe em cada polo regional de Mato Grosso para atender o TRE-MT. “Nas regiões em que identificamos o maior número de ocorrências de rompimentos, também estamos percorrendo as fibras com antecedência, com o objetivo de prevenir eventuais problemas”.
O serviço de telefonia fixa também foi abordado no encontro, já que o funcionamento depende da conectividade com a internet. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, pontuou uma demora de retorno da telefonia quando ocorre uma parada de conectividade e pediu para a empresa verificar essa questão. O representante da 3CORP Technology, empresa que presta serviço de telefonia fixa ao TRE-MT, Agnaldo Pila, assegurou todo o atendimento necessário. “O suporte já é feito durante 24 horas, e em período de eleição essa atenção à manutenção é redobrada. Iremos analisar essa observação feita pelo Tribunal e trabalhar na solução”.
Outra preocupação do GGI é com relação à infraestrutura urbana e mobilidade de trânsito, principalmente no que diz respeito às obras de implantação do Sistema BRT, que comprometem um grande trecho de acesso ao TRE-MT. O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), Isaac Nascimento Filho, afirmou que a previsão é que as intervenções no canteiro central no trecho entre o trevo de entrada do bairro Morada do Ouro e a Justiça Federal, na Av. do CPA, terminem no dia 1º de outubro.
A área técnica do TRE-MT informou que pedestres, incluindo servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, estão tendo problemas nas travessias da avenida. O diretor-geral do Tribunal, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, ressaltou que esta é uma demanda sensível, principalmente com o início dos treinamentos de mesários e mesárias. “Teremos, nos próximos dias, as capacitações para quem vai atuar como mesário e a circulação de pessoas deve aumentar, então, seria fundamental providenciar uma alternativa e uma sinalização para os pedestres que precisam atravessar a avenida”.
“Iremos providenciar uma passagem provisória e sinalizar, assim como fizemos em frente ao Hospital de Câncer. Além disso, sugiro que a Oi nos informe os locais onde é necessário ter atenção nas obras quanto aos cabos de fibra, para a Sinfra informar e sinalizar em todas elas. E com relação à paralisação das obras na véspera e no dia da eleição, estamos à disposição para atender ao pedido do TRE-MT, conforme oficialização do pedido junto à Secretaria”, frisou o secretário adjunto, Isaac Nascimento Filho.