Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (10) em todo o estado
Redação
IMUNIZAÇÃO
O Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (11) em Mato Grosso. A ação tem como objetivo proteger crianças, idosos, gestantes e demais pessoas dos grupos prioritários antes do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias. Atualmente, a cobertura vacinal no estado é preocupante: apenas 14,39% do público-alvo foi imunizado, segundo o Ministério da Saúde.
A campanha conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que já enviou 845.920 doses da vacina aos municípios. A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada cidade tem autonomia para organizar a vacinação conforme sua realidade local, desde que siga as orientações do Ministério da Saúde. Em Cuiabá, a vacinação neste sábado está confirmada.
Estão incluídos nos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança pública e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, pessoas com deficiência permanente, com doenças crônicas não transmissíveis, além da população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a importância da vacinação e cobrou o engajamento das famílias e das gestões municipais. “Nossos hospitais e unidades de saúde estão lotados de pessoas afetadas por vírus respiratórios. Precisamos do empenho dos pais e dos gestores municipais para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população, principalmente as crianças”, afirmou.
A vacina contra a influenza protege contra os três principais tipos de vírus que mais circulam no país. É segura, eficaz e estimula o organismo a produzir anticorpos, sendo a forma mais eficiente de evitar a gripe e suas complicações.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, também fez um apelo para que a população dos grupos prioritários não perca a oportunidade. “A vacina oferecida pelo SUS é segura e eficiente. Reforçamos o convite para que essas pessoas procurem a UBS mais próxima neste sábado. Vacinas salvam vidas”, finalizou.