Curso de Capacitação propõe a Formação de lideranças femininas na Unemat


08/09/2024 às 08:09
Redação

Unemat

Com vistas a contribuir para a ampliação da participação das mulheres nos espaços de gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso, profissionais técnicas de diferentes câmpus construíram a proposta do curso de capacitação “Formação de lideranças femininas na Unemat”.

O projeto foi apresentado à reitora, Vera Maquêa, nesta quinta-feira (05/09), durante reunião de diretorias de unidades regionalizadas (Duras e DPPF), em Cáceres.

“A Universidade, como espaço de formação e socialização de conhecimento, é um local de contribuição positiva na formação de novos paradigmas para a sociedade. A Unemat é uma instituição de vanguarda em diversas ações e políticas de ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, ainda é possível notar uma restrita atuação de mulheres na alta gestão”, avaliou Vera Maquêa.

Apesar dos esforços, percebe-se que a liderança da Universidade ainda não alcançou a proporcionalidade entre os gêneros. Atualmente, os cargos de gestão, no âmbito da reitoria e dos câmpus, são ocupados da seguinte maneira:

Na composição da reitoria, uma mulher está como reitora e um homem, como vice-reitor. As pró-reitorias têm à frente três mulheres e quatro homens. Os cargos eletivos e de livre nomeação, somando câmpus e sede, têm 111 mulheres e 194 homens. Tal número corresponde ao percentual de 36,4% dos espaços institucionais sob liderança feminina.  

“A despeito das causas historicamente arraigadas, esse cenário evidencia a necessidade de mulheres ocuparem mais cargos de gestão universitária. Dessa forma, o curso de capacitação profissional proposto por mulheres para mulheres, visa a construção do sujeito feminino no papel de liderança universitária, por meio do pensamento e história da própria mulher”, ressaltou a profissional técnica Carol Tito, de Tangará da Serra.

SOBRE O CURSO DE CAPACITAÇÃO

O objetivo é capacitar para a liderança servidoras efetivas, entre técnicas e professoras, de todos os câmpus e reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso.  

“Uma das prioridades da atual gestão é a busca pela promoção da igualdade de gênero, propondo medidas práticas para a eliminação do chamado teto de vidro, termo que define a barreira invisível, que as mulheres encontram ao tentar acessar os cargos superiores em empresas e instituições”, destacou o Pró-reitor de Administração (Prad), Miguel Castilho Júnior.

Com uma carga horária de 100 horas, o curso ocorrerá de forma híbrida, com dois encontros presenciais, em Cuiabá, e aulas de forma on-line. O programa será estruturado em três grandes eixos, visando abordar aspectos contextuais, competências comportamentais e técnicas para a promoção da liderança feminina.

Este será um projeto piloto, voltado para profissionais da Unemat. Conforme adesão e interesse do público atendido, tal iniciativa e modelo poderá ser ampliado para a qualificação de outros atores sociais, dentro e fora da Universidade.

O número de vagas, assim como critérios de seleção, serão divulgados em edital específico, a ser publicado posteriormente, em data ainda não definida. A previsão de início é 2025.

GRUPO DE TRABALHO

O grupo de trabalho é constituído pelas diretoras administrativas de unidades regionalizadas (Duras) Adrielle Pâmala (Colíder), Howenda Baganha (Juara) e Josiane Liberato (Nova Xavantina), além de Carol Tito, de Tangará da Serra, Danielle Tavares, da Comunicação Institucional, e do Pró-reitor de Administração, Miguel Castilho Júnior.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Senna Tower: maior arranha-céu residencial do mundo levará nome do piloto em Balneário Camboriú
  • Pelando - Marçal pedirá cassação de candidatura de Datena após agressão
  • Mundo - Suposto autor de plano para matar Trump era defensor da Ucrânia e disse que morreria na guerra contra a Rússia
  • Pelando - ‘Espero ter lavado a alma de milhões de pessoas’, diz Datena após cadeirada em Marçal
  • Mundo - Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos
  • Geral - Memes Twitter muda de nome e ganha mais de 30 mil seguidores após cadeirada
  • Brasil - Rachel Sheherazade faz desabafo em meio a críticas ao Domingo Record
  • Política Brasil - Novo PNE deve combater evasão escolar, dizem representantes estudantis na CE
  • Política MT - Eleições 2024: veja a agenda dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá
  • Política Brasil - Projeto busca facilitar cancelamento de serviços de internet e telefonia