Federação PT, PV e PCdoB mira eleger quatro deputados estaduais em MT
Redação
ELEIÇÕES
A presidente do PT em Mato Grosso, Rose Neide, afirmou que a federação formada por PT, PV e PCdoB trabalha com a meta de eleger uma bancada integrada de quatro deputados na Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
Atualmente, a federação conta com duas cadeiras ocupadas por parlamentares do PT: Lúdio Cabral e Valdir Barranco. Segundo Rose, a estratégia é ampliar essa representação com mais duas vagas, distribuídas entre os partidos aliados.
“A nossa meta é sair de duas para quatro cadeiras, com uma bancada integrada dos três partidos”, afirmou em entrevista.
Ela explicou que os cálculos eleitorais ainda dependem da confirmação do número oficial de eleitores pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informação necessária para a definição do coeficiente eleitoral. Rose também lembrou que, apesar de Mato Grosso ter direito a mais vagas, o número de deputados estaduais seguirá o mesmo da legislatura atual.
Sobre a formação das chapas, a dirigente destacou que a federação poderá lançar até 25 candidatos a deputado estadual e nove a deputado federal. Somente o PT já conta com 14 pré-candidatos à Assembleia.
Rose Neide ressaltou ainda a preocupação com a proporcionalidade de gênero e afirmou que os partidos estão buscando ampliar a participação feminina nas chapas.
Caso o número de pré-candidatos ultrapasse o limite permitido, haverá uma discussão interna para definir os nomes com base no potencial eleitoral e na inserção política no estado.