Aprenda a fazer chá que controla a tosse e aumenta a imunidade
Redação
Entenda
Durante o inverno, o clima seco e frio diminui a imunidade e faz com que doenças oportunistas se manifestem, em especial infecções respiratórias. Em quadros assim, a tosse é um dos sintomas mais incômodos, mas pode ser aliviada com chás medicinais.
Uma das infusões mais usadas reúne hortelã, limão, mel e gengibre. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo, a bebida tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes.
“Um chá feito com hortelã, apenas pelo cheiro já consegue acalmar os músculos da traqueia”, indica a nutricionista. “O mel, por sua vez, acrescenta antioxidantes e compostos antimicrobianos ao preparo”, completa.
O limão garante o aporte de vitamina C, que reforça o sistema imunológico. Por fim, o gengibre completa o quarteto, acrescentando ação anti-inflamatória e expectorante.
Fonte de gingerol, o gengibre ajuda com a modulação da glutationa, enzima que possui papel central na eliminação de toxinas e prevenção de doenças
Como preparar o chá contra a tosse
Ingredientes
140 gramas de hortelã;
Uma colher de chá de mel;
Suco de 2 limões;
14 g de raiz de gengibre;
½ litro de água.
Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre e o hortelã em fogo brando, até que a mistura se reduza a dois terços do volume inicial. Depois, desligue o fogo, coe e junte o suco de limão. Para adoçar, adicione uma colher de chá de mel. Tome o chá enquanto a tosse persistir.
O ideal é tomar o chá morno ou em temperatura ambiente para hidratar a garganta sem queimá-la.
Fonte: Metrópoles