Confira 5 benefícios do consumo da cúrcuma para saúde
Redação
Saúde
A cúrcuma, especiaria amplamente utilizada na culinária, é muito mais do que um tempero saboroso. Por séculos, ela vem sendo incorporada à alimentação por seus benefícios e suas propriedades medicinais.
Um estudo recente, publicado no The British Medical Journal em 2023, comparou os efeitos do tratamento com cúrcuma e omeprazol para a indigestão.
Os pesquisadores recrutaram 151 pessoas, com média de idade de 50 anos, que foram submetidas a três abordagens de tratamento para indigestão ao longo de 28 dias. Os métodos avaliados foram o uso do omeprazol, o uso da cúrcuma e a combinação de omeprazol com a cúrcuma.
Os três grupos de voluntários melhoraram ao final do estudo e não houve diferença significativa entre os resultados do tratamento. A informação trouxe evidências sobre o potencial da cúrcuma para ajudar no manejo de problemas digestivos.
Confira 5 benefícios do consumo da cúrcuma para a saúde:
1 – Contribui para a saúde da pele
“A cúrcuma tem polifenol, substância antioxidante e anti-inflamatória. A presença de vitamina A, C e B melhora a circulação sanguínea, nutrindo e iluminando a pele. Sabe aquele viço que tanto procuramos? A cúrcuma é capaz de produzir esse efeito”, disse Cristina Salaro, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Distrito Federal, em entrevista anterior ao Metrópoles.
A médica acrescentou que consumir o alimento com frequência também ameniza a acne. “Por ter propriedades antibacterianas e antissépticas, ajuda a reduzir o componente inflamatório da acne e diminuir a oleosidade da pele”, afirmou.
2 – Acelera o metabolismo e a queima de gordura
A cúrcuma possui ação termogênica, significa que ela estimula o gasto energético e a queima de gordura corporal.
3 – Ajuda a reduzir a gordura do fígado
Pesquisas anteriores trouxeram evidências de que a cúrcuma é capaz de reduzir a gordura do fígado em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica.
4 – Colabora para a proteção do coração
A cúrcuma evita o acúmulo de colesterol “ruim”, protegendo o coração e ajudando a prevenir ataques cardíacos e derrames. Além disso, estudos científicos mostram que a curcumina, seu principal composto ativo, reduz o risco de insuficiência cardíaca.
5 – Reduz a inflamação no organismo
A cúrcuma aumenta a resistência das células aos danos oxidativos e reduz os processos inflamatórios no organismo. Além disso, o consumo dessa especiaria combate bactérias, parasitas e fungos, que podem causar doenças.
Fonte: Metrópoles