Dieta vegana: entenda os benefícios e como fazer corretamente
Metrópoles
Dicas
A dieta vegana exclui qualquer alimento de origem animal do seu dia a dia. Ou seja, além de não comer carne, como fazem os vegetarianos, produtos que tenham ovos, leite e até alguns tipos de corantes são excluídos do cardápio. Médicos defendem que esta dieta é benéfica para a saúde, mas ela precisa ser bem planejada.
Este tipo de restrição alimentar tem vários benefícios de acordo com a negrologista Caroline Reigada: “ a dieta vegana reduz o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – três problemas que estão altamente relacionados com doenças renais”, diz.
A entusiasta deste tipo de alimentação também destaca os benefícios da dieta vegana especificamente para a saúde dos rins. “A dieta vegana traz benefícios aos rins. Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta, que reduzem as inflamações”, completa.
Cuidados ao seguir a dieta vegana

As receitas veganas oferecem diversas opções de sabores
“Devemos ressaltar sempre que esse tipo de benefício não se aplica àqueles pacientes que mantêm um alto consumo de alimentos ultraprocessados. E, principalmente, os ricos em sódio e aditivos químicos alimentares, que estão relacionados à inflamação. O planejamento de uma dieta vegana requer muitos cuidados e a consulta com um profissional é fundamental”, afirma Carolina Reigada.
Leia a notícia completa no Sport Life