Quatro escolas, aluno e professora de Várzea Grande recebem prêmio “Alfabetiza MT”


09/07/2024 às 13:04
Redação

Várzea Grande

Quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande foram agraciadas na terceira edição do Prêmio Alfabetiza MT, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. O prêmio totalizou R$ 184.864,54 em recursos financeiros para as escolas vencedoras, que são: EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Euraide de Paula, EMEB Professora Líbia da Costa Rondon e EMEB Armindo de Arruda Campos.

Além das escolas, o aluno Michel de Almeida da EMEB Júlio Correia foi premiado pelo seu desempenho excepcional em proficiência; e a professora Vânia Arruda, da EMEB Antônio Gomes da Cruz, foi reconhecida por seu ensino com equidade.

O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, falou da satisfação de celebrar o sucesso das escolas municipais, aluno e professora, no Prêmio Alfabetiza MT. “Este reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de nossos professores, alunos e de toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete nos investimentos que temos realizado em formação continuada, aquisição de materiais didáticos e na melhoria das condições de ensino. A premiação é um marco que nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco para garantir que todas as crianças de Várzea Grande tenham acesso à alfabetização na idade certa, fortalecendo assim o futuro da nossa cidade", disse.

Fidélis explicou que o Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios, com ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa requer uma estrutura de gestão robusta, criação de instrumentos legais e a assinatura de um termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos, assegurando às crianças o direito à alfabetização na idade correta.

“O programa busca transformar o contexto educacional, especialmente na fase de alfabetização. Seus objetivos incluem o fortalecimento da gestão escolar, capacitação dos docentes, avaliação do desempenho dos estudantes e geração de incentivos às escolas. O Alfabetiza MT promove a alfabetização dos alunos do 2º ano por meio de formação de professores e uso de material didático complementar (MD), que apoia o processo de alfabetização. Os alunos participam de avaliações contínuas ao longo do ano, culminando em uma avaliação somativa entre outubro e novembro. Com base nos resultados dessas avaliações, as escolas que se destacam em categorias como equidade, desempenho e crescimento são premiadas”, detalhou.

Segundo dados da Seduc-MT, ao todo 200 escolas são selecionadas para receber apoio, com 100 dessas escolas atuando como mentoras para aquelas com menores resultados, promovendo um intercâmbio de boas práticas e melhorias.

O prêmio é destinado ao suporte pedagógico das escolas, podendo ser utilizado para a formação de professores, aquisição de materiais didáticos e outras necessidades pedagógicas. Cada escola elabora um plano de ação que, após aprovação, é implementado com o acompanhamento contínuo de uma equipe da CEUP (Coordenação de Educação do Ensino Fundamental), assegurando a correta aplicação dos recursos e a prestação de contas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Sorteio de R$ 900 mil do Nota MT contempla mais de mil pessoas; confira o resultado
  • Mundo - Kanye West é acusado de mandar espionar a esposa e a família Kardashian
  • Geral - Governo apresenta proposta para regular big techs e colocará Cade como ‘xerife’
  • Geral - Camila Pudim surpreende com vídeo de Halloween
  • Pelando - Defesa de Diddy Combs sobre vazamento de vídeo: “Ferir a reputação”
  • Pelando - Isabel Veloso vai realizar quimioterapia na gestação
  • Mato Grosso - MT Saúde isenta coparticipação do exame de mamografia durante o Outubro Rosa
  • Brasil - Juristas veem inconstitucionalidade em pacote anti-STF aprovado pela CCJ da Câmara
  • Brasil - Barroso diz que STF “está sujeito a críticas”, mas rechaça mudanças por “interesses políticos”
  • Pelando - Vera Viel recebe cartas de apoio de amigas da filha