Insônia: 8 alimentos que ajudam a dormir melhor


19/06/2024 às 07:01
Redação

Entenda

A má qualidade e a insônia têm impactos negativos na saúde. Isso compromete a imunidade, a função cognitiva, a concentração, as habilidades motoras e o desempenho esportivo. Além disso, contribui para o aumento do estresse e ansiedade e das oscilações de humor, aumentando também o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

A insônia é um distúrbio do sono que pode ser causado por diversos fatores, porém a nutrição desempenha um papel importante na sua qualidade do sono. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, alguns alimentos ajudam na regulação dos hormônios serotonina e melatonina, que têm papel na indução e na qualidade do sono. Abaixo, a profissional listou os principais deles. Confira!

8 alimentos que ajudam a combater a insônia:

1. Chá de camomila
O chá de camomila pode contribuir significativamente para a melhora da qualidade do sono. Ele contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro, promovendo a sonolência e reduzindo a insônia.

2. Kiwi
O kiwi é fonte de serotonina, uma substância química cerebral que melhora o início, a duração e a eficiência do sono. Um estudo com pessoas que sofriam de insônia mostrou que consumir dois kiwis uma hora antes de dormir melhorou os níveis de serotonina, auxiliando no aumento do tempo e na qualidade do sono.

3. Salmão e sardinha
Salmão e sardinha são uma boa fonte de vitamina D e ácidos graxos ômega-3. As diretrizes recomendam ômega-3 como uma abordagem terapêutica para diversos transtornos psiquiátricos, incluindo a insônia, devido às suas características anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

4. Cereja ou suco de cereja
As cerejas são ricas em melatonina, triptofano e serotonina. O triptofano é um precursor da serotonina, um neuromediador envolvido nas respostas ao estresse e na qualidade do sono. A melatonina tem a capacidade de regular o ritmo sono-vigília. Ela também desempenha um papel importante na regulação do ritmo da temperatura corporal.

5. Maracujá
Estudos sugerem que o maracujá aumenta a produção da substância química cerebral chamada ácido γ-aminobutírico (GABA). O GABA é um dos principais neurotransmissores inibitórios com função relaxante, inibindo substâncias químicas cerebrais que induzem o estresse, como o glutamato.

6. Frutas vermelhas com iogurte
Os carboidratos presentes nas frutas vermelhas, como morango, mirtilos e amoras, por exemplo, podem ajudar a aumentar a produção de serotonina no cérebro. Já o iogurte fornece diversos micronutrientes que auxiliam na transformação do triptofano em serotonina e melatonina.

7. Banana
Um dos nutrientes mais conhecidos que ajudam a promover um sono de qualidade e combater a insônia é o triptofano, encontrado em abundância na banana. Ao chegar ao cérebro, o triptofano é a base para a síntese da serotonina e da melatonina, que melhoram a indução e a qualidade do sono.

8. Vegetais verdes
Espinafre, couve manteiga, brócolis, couve de bruxelas, rúcula e agrião são vegetais ricos em magnésio. O magnésio atua aumentando o neurotransmissor GABA no cérebro, o que desacelera o pensamento, auxilia no adormecimento, melhora a qualidade e prolonga a duração do sono.

Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Cientistas apontam alimento comum que melhora controle da pressão
  • Mundo - Fãs de Beyoncé têm boas razões para crer que vem álbum ou turnê no dia 14 de janeiro
  • Mundo - Hudson Meek, ator de 'Baby Driver', morre aos 16 anos após cair de carro em movimento
  • Pelando - Neymar marca mais um gol: Bruna Biancardi anuncia nova gravidez
  • Brasil - Ney Latorraca morre aos 80 anos após luta contra o câncer
  • Política MT - Desenvolve MT libera mais de R$ 8 milhões em crédito para empreendedores do setor turístico em 2024
  • Política Brasil - MEC trabalhou para mais educação básica em 2024
  • Política Brasil - Pacheco faz balanço positivo e aponta desafios para 2025
  • Política MT - Poder Legislativo apresenta balanço de atuação parlamentar de 2024
  • Brasil - Inscrições para o Sisu 2025 começarão no dia 17 de janeiro