Max Russi revela que Júlio Campos pode ser 1º vice da Mesa Diretora


22/05/2024 às 15:58
Fabio Luz

Eleições ALMT

A eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) ocorrerá em setembro e, desta vez, numa possível nova configuração com duas chapas em disputa. Júlio Campos aparece como um dos nomes mais cotados para assumir a 1ª vice presidência na composição de uma das possíveis chapas, capitaneada por Max Russi.

A 21ª legislatura da Mesa Diretora da ALMT se aproxima e está concorrida. Em setembro, para o Biênio 2025/2026, os deputados estaduais elegerão os 7 parlamentares que comporão a Mesa. 

Com o atual presidente da ALMT, Eduardo Botelho (UNIÃO), fora do pleito, focado em sua campanha para a prefeitura de Cuiabá, há um certo clima de consenso de que Max Russi (PSB) venha a concorrer à presidência da Mesa. Porém, a disputa acirrada está nos demais cargos, haja vista que este ano, segundo o deputado Júlio Campos (UNIÃO), poderá haver duas chapas na concorrência e seu nome é um dos mais cotados para 1º vice. 

Júlio, nesta terça-feira (21), na inauguração de CMEI "Petita de Leão", no bairro Cidade de Deus, em Várzea Grande, ao ser questionado sobre a eleição da Mesa Diretora da ALMT, disse que seu nome sempre está à disposição para ser de presidente à secretário. "O meu nome é da disposição para ser presidente, vice-presidente, secretário. Qualquer função, se também não for escolhido pela bancada, não há problema nenhum, não há nenhuma mágoa de ressentimento", comenta o deputado veterano sobre eventual possibilidade de compor a nova chapa para o pleito em setembro. 

Apesar de suspeitar de uma segunda chapa, ele espera um entendimento para formação de uma só, mas isso estaria em função do grau do entendimento dos parlamentares. "Nós estamos conversando com o deputado Botelho, com o deputado Max, a deputada Janaína, o deputado Dilmar etc. Todos os deputados estão conversando com todo mundo e agora vamos chegar ao entendimento, se Deus quiser, com a chapa única na eleição de setembro próximo."

Especula-se, todavia, que haja uma disputa ideológica ferrenha Direita x Esquerda no parlamento estadual. Russi, porém, vê com naturalidade os conflitos ideológicos. "É natural isso, lá tem parlamentares de todas as vertentes, de todas as ideologias, isso é o parlamento estadual, que não pode ser composto só de direita, de centro, de esquerda, não, muito pelo contrário, o parlamento estadual é a representação da população mato-grossense; tem que representar o cidadão mato-grossense, então nós temos cidadãos de todos os tipos, de todas as ideologias e isso tem que estar presente dentro do parlamento estadual", disse o deputado.

Russi revela que não está à frente do tratamento para todos os cargos, somente focado na sua presidência à qual já conseguira amealhar considerável apoio. Entretanto, revela que Júlio Campos, pelo sua larga e ampla experiência política, como prefeito e governador sobretudo, seria um forte candidato à vice presidência da Mesa. "O Júlio, a gente conversou sobre a possibilidade,  e ele pretende pleitear o cargo de vice-presidente da Assembleia. É um cargo importante; ele tem capacidade e condição disso, foi governador, senador, deputado federal, enfim, foi tudo, né, conselheiro, foi prefeito, foi tudo, então ele tem condição de qualquer cargo na Assembleia", enfatiza Russi.

Porém, o deputado lembra que não é ele quem decide quem vai ser o quê na Mesa e ressalta que qualquer um dos parlamentares tem a pacidade de realizar um bom mandato "Não é o deputado Max que vai decidir isso, quem vai decidir isso é o colegiado, é a maioria, tem que colocar isso muito aberto, tanto no cargo de vice-presidente, segunda vice-presidente, no cargo de secretário, que tem uma disputa maior; eu quero me ausentar dessa disputa, a maioria que vai decidir, eu estou tranquilo para administrar, porque eu vejo que todos os 24 deputados têm condição de ocupar qualquer cargo dentro da Assembleia Legislativa." 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito