Camarote do Autista na Arena Pantanal terá continuidade nos jogos do Cuiabá no Campeonato Brasileiro 2024


 - Foto: Divulgação
02/04/2024 às 08:31
Redação

Esportes

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do programa Rede Cidadã, renovaram a parceria com o Cuiabá Esporte Clube, para dar continuidade ao Camarote do Autista durante o Campeonato Brasileiro de 2024, que terá início no dia 13 de abril.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, com o apoio da senadora Margareth Buzetti, o Camarote do Autista é uma ação que faz parte do Programa SER Família Inclusivo, e teve início em 2023.

Durante todo o ano passado, em 18 jogos do Dourado na Arena Pantanal, 144 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e que possuem a Carteira de Identificação do Autista (CIA) foram sorteadas.

“Um projeto que deu certo e vamos abraçar com o compromisso que temos através do programa SER Família Inclusivo. A continuidade do Camarote do Autista durante os jogos do Cuiabá no Campeonato Brasileiro cumpre o nosso desejo em promover a inclusão e sensibilizar sobre a causa do autismo por meio do esporte. É lindo ver como eles aproveitam o espaço e as famílias são recebidas com muito carinho e aconchego. Agradeço ao Cuiabá Esporte Clube e a Setasc pela seriedade com o projeto”, disse Virginia Mendes.

O anúncio da continuidade da parceria entre o Governo do Estado e o Cuiabá Esporte Clube para a realização do Camarote do Autista, do SER Família Inclusivo, coincidiu com o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

“É com muita alegria que trazemos essa notícia para todos, justamente no mês de abril, que é o mês de conscientização sobre o autismo. O Camarote do Autista é uma ação muito importante e de grande sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes, junto com a senadora Margareth Buzetti. E poder contar com o apoio do Cuiabá faz o projeto ser ainda mais especial, pois é uma forma de sensibilizar sobre a causa por meio do esporte, e dar oportunidade para os nossos autistas assistirem um jogo de futebol na Arena Pantanal”, explicou a secretária de Assistência Social do Estado, Grasi Bugalho.

A inclusão no camarote se dará da mesma forma que ocorreu em 2023, ou seja, por meio de inscrição para o sorteio a ser realizado a cada jogo do Cuiabá na Série A do Brasileiro, na Arena Pantanal.

Na semana que anteceder aos jogos, a Setasc irá liberar o link no site da secretaria para que os interessados possam se inscrever. Ao todo, são oito vagas para autistas portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA), com direito a um acompanhante ou responsável. Não há limite de idade.

Após o período de inscrição será realizado o sorteio, e a equipe da Setasc entrará em contato com os contemplados para a confirmação da presença no evento. Caso haja desistência ou alguma inconsistência no cadastro, outros inscritos serão sorteados. 

A novidade para 2024 é que a Arena Pantanal passa a ter reconhecimento facial para entrar nos jogos de futebol realizados a partir deste ano. Portanto, é imprescindível que os interessados em participar dos sorteios a serem realizados para o Camarote do Autista já se cadastrem no aplicativo Facepass, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android. O reconhecimento fácil será o ingresso para entrar no estádio.

A previsão é de que o primeiro jogo do Cuiabá, na Arena Pantanal, ocorra no dia 17 de abril, contra o Esporte Clube Vitória.

Carteira de Identificação do Autista

O documento é emitido de forma gratuita pela Setasc e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso houver, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Congresso reúne-se quarta-feira para analisar vetos presidenciais
  • Política Brasil - Comissão de Educação pode votar cota para idosos em universidades federais
  • Pelando - Fernanda Montenegro entra com ação contra INSS para reaver mais de R$ 334 mil após ser dada como morta
  • Brasil - Mani Reggo ignora polêmicas e surge trabalhando em barraca
  • Pelando - Anderson Leonardo, do Molejo, volta para a UTI sem previsão de alta
  • Pelando - Ludmilla recebe novas críticas ao se pronunciar sobre acusações de intolerância religiosa
  • Geral - Tá todo mundo gripado? Saiba como fortalecer a imunidade
  • Geral - Gripe aviária pode virar a próxima pandemia, afirmam cientistas
  • Brasil - Palco de Madonna em Copacabana terá 18m de altura; confira as dimensões!
  • Geral - Qual o melhor treino para dormir? Especialistas explicam