Em encontro de gestores, Fidelis destaca o acolhimento dentro das escolas; Primeira-dama lembra redução de feminicídios

Larissa Malheiros
Várzea Grande
Visando prezar pela qualidade dos profissionais que atendem a educação no município de Várzea Grande, o secretário de educação, Esporte, Cultura e lazer Silvio Fidelis abriu o encontro dos gestores da educação municipal, destacando a importância de deixar um legado de aprendizagem constante aos alunos das escolas municipais. Além disso, ele lembrou que Várzea Grande é vista como referência na Escola de Tempo Integral Ampliado, que demonstra o avanço na qualidade do ensino.
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no hotel Hits, em Várzea Grande. Também participou da abertura, a primeira-dama do município, Kika Dorileo. Ela palestrou para todos os presentes.
Entre os assuntos abordados, pela primeira-dama, estava a violência contra as mulheres, ou seja, o feminicídio."O trabalho integrado entre secretarias de Educação, Assistência e redes de proteção tem trazido resultados positivos na questão da violência contra a mulher. O município de Várzea Grande não registrou nenhum caso de feminicídio em 2023".
Na ocasião, Fidelis falou da educação e foi enfático ao lembrar a necessidade de todos estarem preparados para acolher as crianças dando oportunidade para que todos confiem seus filhos na escola. Ele ainda reforçou que o modelo de ensino adotado no município tem sido exemplo para outras cidades.
"Nós estamos fazendo um trabalho realmente de atendimento às nossas crianças. Pessoas querem conhecer esse trabalho, você vê outras situações que eles querem conhecer, e nós temos muitas oportunidades. A escola criativa que está fazendo sucesso, está dando oportunidade de pessoas estarem em outros locais.Vamos chegar a 34 mil alunos. Em 8 anos aumentou 10 mil alunos na rede. É muita coisa", disse.
O gestor ressaltou a responsabilidade cada vez maior dos gestores, e pontuou que atualmente existe demanda de quase 1.500 crianças de 1 a 3 anos.
"A gente vai agora ter três espaços locados, oito Centro Municipal de Educação Infatntil (Cemei) para entregar e ainda vai precisar construir mais, para os próximos quatro anos. Então, a gente precisa ter essa leitura, quando chegar na escola, estar animado. Porque aquela criança que está lá, ela quer o nosso sorriso, ela não quer o nosso mau humor. A escola tem que fazer o seu acolhimento, a escola tem que dar essa oportunidade", pontuou Fidelis para todos os presentes.
O secretário fez questão de citar o nomes de todos os profissionais que estão na gestão como liderança e descrever o potencial dos coordenadores e professores que atuam na rede municipal.