Narcocídio: MM defende penas duras para mudar comportamento social


Divulgação  - Foto: Divulgação Divulgação
15/06/2023 às 21:12
Larissa Malheiros

Projeto

Durante debate que discutiu o "Projeto de Lei que tipifica o Narcocídio- Morte por Trafico de Drogas", na tarde desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, o governador de Mato Grosso,  Mauro Mendes (União), destacou que os indicadores dos últimos 30 anos apontam que os números relacionados a Segurança Pública pioraram. Sendo assim, pontuou ser necessário reorganizar o sistema. 

' Ao longos dos últimos 30 anos, se nós olharmos todos indicadores de segurança pública no Brasil , todos pioraram. Quando se afirma isso, essa triste constatação, mostra que existe algo de muito mais grave e profundo acontecendo no país", disse ele  

Além disso, Mendes falou que  esforços individuais e investimentos em segurança, como a  compra de armamento e contratação de mais profissionais tem sido feito por Mato Grosso e por outros estados brasileiros, mas as coisas continuam piorando.

' Então, nós precisamos reorganizar o sistema de combate ao crime e aos criminosos no país. Portanto, uma iniciativa como essa ( debate narcocídio) que visa uma mudança do arcabouço jurídico e legal do país, eu acho que é um dos caminhos que nós temos que percorrer para dar uma solução nova para este velho problema. Se continuarmos agindo como sempre agimos, provavelmente vamos ter os mesmos resultados, e os últimos 30 anos mostram que não é nada bom os resultados da Segurança Pública no Brasil como um todo', contou.  

Mendes lembrou que compete ao Congresso Nacional a  responsabilidade de fazer os marcos legais. 'Precisa de uma profunda modificação, porque os resultados estão aí. As facções criminosas crescem no Brasil inteiro, o tráfico de drogas ano após ano. Nós, em 4 anos apreendemos mais de 50 toneladas de drogas no estado de Mato Grosso. Só este ano foram já quase 8 toneladas , todo dia nós apreendemos. Agora quantos por cento daquilo que está se passando que está circulando por aí? Ninguém tem esse dado. Agora nós temos que endurecer, porque se temos penas duras, muito duras, isso transforma o comportamento social".

Projeto

O Projeto do senador Jayme Campos (DEM-MT) altera a Lei Antidrogas (Lei 11.343, de 2006), criando o que o senador denominou "narcocídio" — o homicídio relacionado à produção, distribuição e venda de drogas ilícitas — e preenchendo o que ele qualificou como "lacunas" da legislação atual.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Namorada de Fabio Porchat é ferida em tentativa de assalto
  • Pelando - Ana Castela tem cartão bloqueado após compras em grife
  • Geral - Gaby Spanic mostra antes e depois de harmonização facial
  • Entrevista - Bruna Marquezine admite crise com a chegada dos 30 anos
  • Geral - Ex-Chiquititas, Carolina Chamberlain, exibe barrigão de gravida
  • Política MT - Retirada de radares esbarra na Justiça
  • Mato Grosso - MPMT promove evento sobre desigualdade racial
  • Pelando - Thais Braz e Sarah Andrade formam dupla no reality Túnel do Amor
  • Política Brasil - Lewandowski prepara pacote contra facções
  • Política Brasil - Novo projeto quer prisão de até 40 anos para operadores