LEPPEX pesquisa memória e saúde mental pós-covid
Redação
Saiba Mais
Servidores podem participar da coleta de dados
OLaboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Experimental (LEPPEX) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está em busca de voluntários para participarem da pesquisa “Memória e Saúde Mental de Pacientes Infectados pelo Vírus SARS-CoV-2 em Mato Grosso”. O principal objetivo é avaliar possíveis prejuízos na memória, bem como a incidência de traços de stress, ansiedade e depressão nos servidores da Instituição. Podem participar pessoas que foram ou não infectadas.
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMT, Cristina Brauner, responsável pela pesquisa, acredita que o trabalho possa contribuir com o enriquecimento das informações sobre o impacto da COVID-19 na população brasileira, “ampliando também o alcance da literatura acerca dos possíveis impactos da doença sobre a memória e saúde mental”, pontuou.
“Neste tema, os dados acerca da população brasileira são extremamente parcos, obrigando- nos a adaptar os estudos provenientes de outros países que, não raro, possuem clima, idioma, demografia, entre outros aspectos, bastante distintos da nossa população. Portanto, este foi um dos motivos que nos levaram a escolher tal assunto para um estudo brasileiro mais aprofundado, dando-nos a oportunidade de ter acesso a dados exclusivos de nossa população, sem precisar adaptá-los”, completou o orientador do trabalho, professor Thiago Marques de Brito.
A participação se dará através de um encontro que compreenderá uma anamnese e aplicação de uma pequena bateria de avaliações da memória e de traços de estresse, depressão e ansiedade.
Os servidores interessados devem se manifestar entrando em contato com os pesquisadores responsáveis pelos e-mails thiago.brito@ufmt.br ou tina_psi@hotmail.com e informando um número de telefone celular para contato.