LEPPEX pesquisa memória e saúde mental pós-covid


 - Foto: Divulgação
20/02/2024 às 08:40
Redação

Saiba Mais

Servidores podem participar da coleta de dados

OLaboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Experimental (LEPPEX) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está em busca de voluntários para participarem da pesquisa “Memória e Saúde Mental de Pacientes Infectados pelo Vírus SARS-CoV-2 em Mato Grosso”. O principal objetivo é avaliar possíveis prejuízos na memória, bem como a incidência de traços de stress, ansiedade e depressão nos servidores da Instituição. Podem participar pessoas que foram ou não infectadas.

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMT, Cristina Brauner, responsável pela pesquisa, acredita que o trabalho possa contribuir com o enriquecimento das informações sobre o impacto da COVID-19 na população brasileira, “ampliando também o alcance da literatura acerca dos possíveis impactos da doença sobre a memória e saúde mental”, pontuou.

“Neste tema, os dados acerca da população brasileira são extremamente parcos, obrigando- nos a adaptar os estudos provenientes de outros países que, não raro, possuem clima, idioma, demografia, entre outros aspectos, bastante distintos da nossa população. Portanto, este foi um dos motivos que nos levaram a escolher tal assunto para um estudo brasileiro mais aprofundado, dando-nos a oportunidade de ter acesso a dados exclusivos de nossa população, sem precisar adaptá-los”, completou o orientador do trabalho, professor Thiago Marques de Brito.

A participação se dará através de um encontro que compreenderá uma  anamnese e aplicação de uma pequena bateria de avaliações da memória e de traços de estresse, depressão e ansiedade. 

Os servidores interessados devem se manifestar entrando em contato com os pesquisadores responsáveis pelos e-mails thiago.brito@ufmt.br ou tina_psi@hotmail.com e informando um número de telefone celular para contato.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Mais de 60 prefeitos de Mato Grosso confirmam participação na Marcha a Brasília
  • Política MT - Júlio Campos defende que Estados que perdem população devem perder bancada
  • Mato Grosso - Prefeitura retira 20 radares de monitoramento em dez pontos do Município
  • Brasil - Ações de associações nacionais de aposentados devem derrubar Reforma da Previdência no STF
  • Mato Grosso - Governo de MT entrega mais uma escola em Rondonópolis e amplia investimentos na infraestrutura escolar do município
  • Mato Grosso - Sine tem 65 vagas para operador de caixa, repositor e outras 208 oportunidades
  • Política MT - Avallone destaca repasse de emendas e pontua valor repassado até o momento
  • Política MT - Max Russi defende criação de novas vagas na AL e aumento da representatividade de MT em Brasília
  • Geral - Viih Tube revela diagnóstico com vírus mão-pé-boca e explica sintomas
  • Política MT - Max Russi destaca vitória contra cobrança irregular de ICMS sobre energia solar