Carnaval demanda cuidados para aproveitar bem a festa


 - Foto: Divulgação
12/02/2024 às 09:29
Redação

Saiba Mais

Atenção vai desde a hidratação até prevenção a IST´s

Em 2024 o Carnaval acontece entre os dias 10 e 14 de fevereiro. No período as pessoas participam de festas, desfiles, bailes e blocos que exigem muito do corpo por falta de cuidados com a alimentação e a hidratação. As festas de momo também exigem cuidado com doenças e a necessidade de adotar medidas de prevenção para garantir que o pós-Carnaval seja de boas lembranças e de tranquilidade.

Praças e vias públicas são palcos de eventos promovidos por diferentes grupos e instituições antes mesmo do dia 10 de fevereiro. É preciso também pensar na hidratação com bastante ingestão de água e outros líquidos não alcoólicos a fim de evitar o processo de desidratação devido às altas temperaturas. A previsão para o período é de temperaturas máximas acima dos 30°C durante todos os dias da folia. As altas temperaturas e o sol forte exigem também a proteção por meio do uso de protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros.

“Andar sempre com uma garrafinha de água, tomando ao longo do dia pelo menos 2 litros”, indica a médica da Coordenação de Assistência a Saúde do Servidor (CASS), Fernanda Passadore. Para aproveitar bem é preciso ter cuidado com os alimentos ingeridos, também observando os horários das refeições. A dica é de preferência por comidas leves, como frutas, verduras e legumes, preferencialmente em casa. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser feita com moderação, principalmente para evitar náuseas e ressaca. 

Os cuidados também se estendem a outros aspectos da saúde. O Ministério da Saúde indica o uso de camisinhas nas relações sexuais. A prevenção evita as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como AIDS, HPV, gonorréia, sífilis, hepatite, dentre outras. Em 2023 a taxa de infecção pelo HPV (papilomavírus humano) na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens, segundo o Ministério da Saúde.

Há a necessidade de atenção também na prevenção a Covid-19. Em Janeiro a Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença. 

“Evitar lugares fechados, dar preferência para eventos que sejam em locais arejados. Manter a higienização das mãos sempre que puder (com água e sabão ou álcool 70%). Não sair para eventos se estiver com qualquer sintoma gripal”, aconselha a médica Fernanda Passadore, acrescentando a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Mundo atinge marca de 1 bilhão de pessoas obesas, alerta OMS
  • Brasil - Zilu Godoi conquista vitória na Justiça contra Welington Camargo, irmão de Zezé
  • Geral - Veja os riscos da psoríase para o coração
  • Brasil - Rock in Rio: Veja todas as atrações confirmadas no line-up até agora!
  • Brasil - Por que a Globo renovou com Susana Vieira após dispensar a maioria dos atores
  • Geral - Feijão melhora microbiota e promove perda de peso, sugere estudo
  • Brasil - Veja mudança de Jade Magalhães com procedimentos após relação com Luan
  • Brasil - Tiago Leifert deixa canal esportivo após colega defender Daniel Alves
  • Brasil - Jonatas Faro reaparece e surpreende. Lembra dele?
  • Mundo - Preta Gil será a nova apresentadora do “TVZ Ao Vivo”; saiba detalhes!