MT amplia ensino técnico e reforça pesquisa com novas ETECs e editais científicos
Redação
Incentivo
O Governo de Mato Grosso tem acelerado a integração entre educação profissional, pesquisa e desenvolvimento econômico por meio da ampliação da rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e do lançamento de novos editais e bolsas científicas. A estratégia é conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Nos últimos anos, o acesso ao ensino médio com formação técnica na rede estadual saltou de menos de 2% para mais de 15% dos estudantes, com a meta de alcançar 30% de cobertura. Em 2025, o Estado passou a contar com 17 ETECs, consolidando uma rede própria de educação profissional, além de parcerias com cerca de 63 municípios até 2026, em conjunto com a Seduc, IFMT e o Sistema S.
Somente em 2025, foram ofertadas 20.608 vagas no ensino médio integrado à educação técnica, aumento em relação às 15.808 vagas de 2024. Segundo o secretário Allan Kardec, a formação técnica amplia as chances de inserção no mercado de trabalho, com recém-formados alcançando rendas médias de 2,5 a 3 salários mínimos, especialmente em áreas como saúde, agroindústria, tecnologia e serviços.
Na área científica, o Estado também fortaleceu o apoio à pesquisa. Por meio da Fapemat, Mato Grosso passou a complementar bolsas de produtividade do CNPq, garantindo a permanência de pesquisadores no Estado. Na última chamada, 44 pesquisadores foram contemplados, sendo 19 com bolsas financiadas pelo governo estadual.
Outro destaque foi o anúncio de R$ 52 milhões para modernização de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa, em parceria com a Finep, além da execução do edital Meninas e Mulheres nas Exatas, Engenharias e Computação, voltado à ampliação da participação feminina nas áreas tecnológicas.
Com a expansão das ETECs, o fortalecimento da pesquisa e novos instrumentos de fomento, o governo estadual estrutura uma rede integrada de ciência, tecnologia e inovação, colocando a educação técnica no centro da estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso.