Tolerância Zero impulsiona prisões e combate às facções em MT
Redação
BALANÇO
A implantação do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso, intensificou as ações da Polícia Militar e resultou em aumento expressivo de prisões ao longo de 2025. Dados da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da PMMT indicam crescimento nas detenções por tráfico de drogas e na captura de foragidos da Justiça em todo o Estado.
Durante o ano, a PM realizou mais de 39,5 mil abordagens, que resultaram na prisão em flagrante de 11,4 mil pessoas, um aumento de 9,2% em relação a 2024. As ocorrências ligadas a drogas tiveram destaque, com 3,8 mil prisões, alta de 29,8% na comparação anual.
O programa também ampliou a captura de foragidos, que passou de 2,7 mil em 2024 para mais de 3,3 mil em 2025, crescimento de 23%. O número inclui condenados e investigados com mandados de prisão em aberto.
Segundo o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel André Wilian Dorileo, os resultados refletem a integração entre forças de segurança, uso de inteligência, tecnologia e apoio da população. Já o comandante-geral, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que os investimentos do Estado em equipamentos, armamentos e sistemas tecnológicos foram decisivos para ampliar o combate ao crime e reforçar a segurança da população mato-grossense.