Cuiabá terá 12 feriados em dias úteis em 2026, aponta decreto municipal


25/12/2025 às 08:16
Redação

Calendário

Os moradores de Cuiabá contarão com uma agenda favorável de descanso em 2026. Decreto assinado pelo prefeito Abilio Brunini (PL), publicado na Gazeta Municipal, estabelece o calendário oficial do próximo ano e confirma que 12 feriados cairão em dias de semana, o que deve impactar diretamente a rotina do comércio, dos serviços públicos e do setor produtivo.

De acordo com o calendário, apenas um feriado nacional coincidirá com o fim de semana: o dia 15 de novembro, Proclamação da República, que será em um domingo. Os demais estarão distribuídos entre segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

O ano começa com o feriado de 1º de janeiro, Dia da Paz Mundial. Já o dia 2, uma sexta-feira, foi decretado ponto facultativo, fazendo com que as atividades municipais retornem apenas na segunda-feira, 5 de janeiro. Ao longo do primeiro semestre, o calendário inclui datas como a Paixão de Cristo (3 de abril), a Fundação de Cuiabá (8 de abril), Tiradentes (21 de abril) e o Dia do Trabalhador (1º de maio).

Em junho, Corpus Christi será celebrado em uma quinta-feira, 4 de junho, sem ponto facultativo na sexta. Após um intervalo sem feriados, o segundo semestre retoma com datas nacionais e religiosas, como Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal em 8 de dezembro.

O calendário também prevê pontos facultativos em datas estratégicas, como Carnaval, Dia do Servidor Público, véspera de Natal (24 de dezembro) e véspera de Ano Novo (31 de dezembro). O Natal, em 25 de dezembro, cairá em uma sexta-feira, encerrando o ano com mais um feriado prolongado.

A definição antecipada do calendário permite que empresas, órgãos públicos e a população se organizem com antecedência para viagens, eventos e planejamento das atividades ao longo de 2026.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Ludmilla critica inquérito aberto após denúncia de Marcão do Povo
  • Mundo - Pulisic nega romance com Sydney Sweeney e chama boatos de fake news
  • Geral - Lívia Andrade curte férias no Nordeste e posa na praia
  • Pelando - Corinna Schumacher relembra 12 anos do acidente do ex-piloto
  • Política MT - Pivetta destaca Hospital Central como marco histórico da saúde pública em MT
  • Política Brasil - Mesmo filiado ao PSB, Max articula fortalecimento do Podemos e não descarta candidatura majoritária
  • Política Brasil - Medeiros ironiza filiação de Pedro Taques ao PSB e questiona mudança de posição
  • Política MT - Lei perdoa dívidas da taxa de incêndio em MT e suspende cobrança em 2026
  • Brasil - Correios suspendem atendimento e entregas no feriado de Ano Novo
  • Geral - Marinha abre inquérito para apurar naufrágio no Lago do Manso