Cuiabá terá 12 feriados em dias úteis em 2026, aponta decreto municipal
Redação
Calendário
Os moradores de Cuiabá contarão com uma agenda favorável de descanso em 2026. Decreto assinado pelo prefeito Abilio Brunini (PL), publicado na Gazeta Municipal, estabelece o calendário oficial do próximo ano e confirma que 12 feriados cairão em dias de semana, o que deve impactar diretamente a rotina do comércio, dos serviços públicos e do setor produtivo.
De acordo com o calendário, apenas um feriado nacional coincidirá com o fim de semana: o dia 15 de novembro, Proclamação da República, que será em um domingo. Os demais estarão distribuídos entre segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.
O ano começa com o feriado de 1º de janeiro, Dia da Paz Mundial. Já o dia 2, uma sexta-feira, foi decretado ponto facultativo, fazendo com que as atividades municipais retornem apenas na segunda-feira, 5 de janeiro. Ao longo do primeiro semestre, o calendário inclui datas como a Paixão de Cristo (3 de abril), a Fundação de Cuiabá (8 de abril), Tiradentes (21 de abril) e o Dia do Trabalhador (1º de maio).
Em junho, Corpus Christi será celebrado em uma quinta-feira, 4 de junho, sem ponto facultativo na sexta. Após um intervalo sem feriados, o segundo semestre retoma com datas nacionais e religiosas, como Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal em 8 de dezembro.
O calendário também prevê pontos facultativos em datas estratégicas, como Carnaval, Dia do Servidor Público, véspera de Natal (24 de dezembro) e véspera de Ano Novo (31 de dezembro). O Natal, em 25 de dezembro, cairá em uma sexta-feira, encerrando o ano com mais um feriado prolongado.
A definição antecipada do calendário permite que empresas, órgãos públicos e a população se organizem com antecedência para viagens, eventos e planejamento das atividades ao longo de 2026.