Hospital Central inicia atendimentos em janeiro e terá operação total em abril
Redaçao
SAÚDE PÚBKICA
O Hospital Central, em Cuiabá, começa a atender pacientes a partir de 19 de janeiro, com abertura progressiva dos serviços. A previsão é de que a unidade esteja em pleno funcionamento em abril. O hospital não será de porta aberta e atenderá exclusivamente pacientes encaminhados pelo sistema estadual de regulação.
A unidade é estadual e foi projetada para receber pacientes de todas as regiões de Mato Grosso. A equipe de regulação já iniciou a triagem dos primeiros atendimentos que serão direcionados ao hospital assim que as atividades forem iniciadas.
O contrato de gestão com a AIST prevê quatro fases de implantação, cada uma com duração de um mês, a partir da entrega definitiva das instalações, realizada no dia 19. Ao final desse cronograma, o hospital operará com 100% da capacidade.
Para a estruturação da unidade, mais de 30 carretas com equipamentos e materiais já foram entregues. A gestão de pessoas ficará sob responsabilidade do time do Einstein. Quando totalmente ativo, o hospital contará com cerca de 1.700 profissionais e aproximadamente 350 médicos contratados como pessoa jurídica.
Também estão previstos mais de 50 contratos com empresas responsáveis por serviços essenciais, como alimentação, limpeza, segurança, manutenção e tecnologia, fundamentais para o funcionamento da unidade.
Nesta etapa inicial, os atendimentos serão concentrados na pediatria, com foco em urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica, além da abertura gradual de leitos de UTI e enfermaria, dentro do processo de transição da rede estadual.
Gestão da unidade
A administração do Hospital Central ficará a cargo da AIST, organização contratada pelo Governo do Estado. A entidade será responsável pela gestão hospitalar, contratação de profissionais, suprimentos e serviços terceirizados, sendo avaliada por metas e resultados definidos em contrato, seguindo um modelo inspirado na gestão do Hospital Albert Einstein.