Flávio lança pré-candidatura à Presidência com apoio de Jair Bolsonaro
Redação
ELEIÇÕES
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira (5), pelo X (antigo Twitter), que será o pré-candidato do PL à Presidência da República em 2026. Segundo ele, a decisão foi tomada com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria lhe atribuído a missão de liderar o projeto político do grupo.
Na publicação, Flávio afirmou que pretende enfrentar o que considera um cenário nacional de instabilidade, insegurança e aumento da carga tributária. Disse também que deseja representar eleitores descontentes com a atual gestão e declarou que assume a candidatura “diante de Deus e do Brasil”.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou oficialmente a escolha e destacou que Flávio é o nome indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a sucessão presidencial. Segundo Valdemar, “se Bolsonaro deu o aval, está decidido”.
A movimentação ocorre enquanto outras lideranças se posicionam para 2026. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, defendeu uma eleição menos polarizada, baseada em diálogo e propostas.
O cenário também envolve outros pré-candidatos da direita, como Romeu Zema (Novo), que lançou sua pré-candidatura recentemente. Com o anúncio do PL, Flávio Bolsonaro passa a ser o principal nome do bolsonarismo para a disputa, reduzindo o espaço de possíveis candidaturas como a do governador paulista Tarcísio de Freitas.