Nota de Esclarecimento


04/12/2025 às 17:17

O vereador Wanderley Cerqueira (MDB), por meio de sua assessoria de imprensa, apresenta resposta às declarações do Excelentíssimo senhor Tiago Almeida, prefeito do Município de Nossa Senhora do Livramento.

Inicialmente, reiteramos nossos cumprimentos ao digníssimo prefeito pelo compromisso público demonstrado em sua postagem e pelo fortalecimento de políticas destinadas à proteção de idosos em situação de vulnerabilidade em Nossa Senhora do Livramento. Sua manifestação evidencia sensibilidade com uma pauta que exige atenção permanente.

O fato de o Lar São Vicente de Paula, localizado em Várzea Grande, acolher idosos oriundos do município vizinho não representa, em hipótese alguma, crítica ou demérito à administração de Livramento ou à sua população. A referência ao município livramentense foi meramente circunstancial poderia ser qualquer outra cidade e teve como objetivo ilustrar a contradição existente exclusivamente na gestão municipal de Várzea Grande, que acolhe idosos de fora, mas não apresenta solução para os 26 idosos varzeagrandenses atualmente na fila de espera e em situação de abandono.

Causa-nos estranheza que uma crítica tão clara, objetiva e direcionada ao Executivo de Várzea Grande tenha sido interpretada como afronta à gestão de Livramento.

Infelizmente, somos poderes distintos. O Poder Legislativo, ao qual pertencemos, não executa ações. Se assim o fosse, nossos idosos já estariam todos abrigados, e nossas instituições teriam o maior prazer em receber gratuitamente, inclusive, idosos de outros municípios, porque a assistência social, assim como a saúde, é universal. Não tem bandeira, cor partidária ou fronteira municipal. Solidariedade, humanidade e responsabilidade são deveres compartilhados por todos os gestores públicos.

A Presidência da Casa agradece os conselhos, mas esclarece que, antes mesmo deles, já está fazendo a sua parte. No exercício do direito-dever parlamentar de fiscalizar, acompanhar e cobrar resultados, a Câmara de Várzea Grande continuará atuante até que haja solução efetiva para os idosos do município que vivem em vulnerabilidade extrema. No âmbito do poder-dever de legislar e propor políticas públicas, o presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, citado na postagem, apresentou, na última sessão, emenda ao Orçamento de 2026 destinando R$ 1 milhão para a implantação de um Centro-Dia voltado ao atendimento integral de idosos. Esperamos que a prefeita não vete essa iniciativa justa, urgente e necessária.

Além disso, a Presidência realizou audiência pública com a participação de mais de 400 pessoas, majoritariamente idosos, juntamente com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, Prefeitura, Conselho Municipal e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, para a construção de soluções conjuntas. Foram apresentados três Projetos de Lei voltados à melhoria da qualidade de vida dos idosos.

A Câmara assinou, ainda, convênio no dia 26/11 com entidade privada para ofertar gratuitamente cursos de empreendedorismo para idosos, no próprio Legislativo Municipal. Em 2026, disponibilizará também cursos gratuitos de Cuidador de Idosos, ampliando a rede de proteção social.

Senhores e senhoras prefeitos(as): o idoso em situação de vulnerabilidade não pode esperar. A idade e as limitações naturais dessa fase da vida não permitem aguardar obras futuras ou soluções burocráticas. Há demandas urgentes que, se negligenciadas, colocam em risco a saúde, a integridade e a vida de nossos anciãos, que merecem respeito, proteção e dignidade.

Com todo respeito, não há argumento plausível que permita concluir que a Prefeitura de Várzea Grande ou a de Nossa Senhora do Livramento carece de capacidade financeira para garantir assistência a 10, 20 ou 30 idosos. A realidade é simples: falta prioridade, não recursos.

Como representantes legais da população, e especialmente dos que mais precisam, o Poder Legislativo de Várzea Grande continuará cobrando providências imediatas. Não nos calaremos enquanto todos os idosos vulneráveis do município não estiverem acolhidos em espaços dignos, seguros e, sempre que possível, próximos de suas famílias, garantindo pertencimento e afeto.

Assessoria de imprensa - vereador Wanderley Cerqueira

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - MT registra maior promoção da história do Corpo de Bombeiros e anuncia investimentos
  • Mato Grosso - PC cumpre mandado durante operação nacional contra esquema de fraudes
  • Política Brasil - Gilmar mantém regra que limita impeachment de ministros do STF à PGR
  • Política MT - TJMT homologa inscrições de 15 juízas para vaga de desembargadora
  • Pelando - Susana Vieira critica falta de preparo da nova geração de atores
  • Geral - BBB 26 terá casas de vidro em cinco regiões e público definirá os participantes da Pipoca
  • Mato Grosso - Sine abre 760 vagas de emprego nesta quinta; servente de obra e produção lideram oportunidades
  • Pelando - Lucas ganha banheira de gelo de R$ 38 mil de Virginia e presente precisa ser guinchado
  • Política MT - Comissão livra Chico 2000 e vê ofensa como “excesso verbal”
  • Política MT - Baixinha nega acusação sobre Centro Comunitário e cobra revitalização do espaço no Pedra 90