Operação reforça combate à venda ilegal de fogos e proteção à população


03/12/2025 às 14:43
Redação

“Ordem Sonora”

A Prefeitura de Cuiabá intensificou o enfrentamento à venda irregular de fogos de artifício com a 2ª fase da Operação “Ordem Sonora”, realizada nesta terça-feira (02) pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp). A ação, reforçada pelo Procon Municipal, Procon-MT e Polícia Judiciária Civil (PJC), vistoriou quatro estabelecimentos e apreendeu fogos de menor porte com estampido em dois deles.

A operação, considerada estratégica para o período de festas de fim de ano, tem como foco principal impedir a circulação de fogos com barulho — proibidos no município — e combater pontos clandestinos que colocam em risco a segurança da população. A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destaca que o aumento das denúncias após a final da Libertadores acelerou a ação integrada.

“Estamos diante de um problema de saúde pública e segurança. Fogos com estampido são proibidos e continuam sendo comercializados irregularmente, especialmente em locais clandestinos. Por isso, reforçamos a fiscalização e ampliamos o canal Web Denúncia da Sorp, para que a população nos ajude a identificar esses pontos”, afirmou.

Palhares enfatizou que a operação vai além da apreensão de produtos: é uma ação de proteção coletiva. “O barulho provocado por fogos com estampido causa sofrimento a idosos, recém-nascidos, pessoas enfermas ou neurodivergentes, além de animais. Não podemos ignorar esses impactos. A população também precisa ser parceira e deixar de consumir produtos ilegais”, completou.

Representante do setor, o presidente da associação de comerciantes de fogos, Helves Willian Barros, reforçou que as empresas regularizadas seguem estritamente a legislação, trabalhando apenas com fogos luminosos e orientando clientes sobre a proibição do estampido. “Pedimos que o trabalho da fiscalização avance sobre os clandestinos, que prejudicam o setor e colocam a vida das pessoas em risco”, disse.

O Procon-MT avaliou que a segunda fase da operação foi ainda mais eficiente que a primeira, realizada no início do ano. Os responsáveis pelos estabelecimentos onde houve apreensão se tornam depositários fiéis e têm cinco dias úteis para comprovar a devolução do material, sob pena de multa. Já a Delegacia do Consumidor recolheu amostras que serão periciadas pela Politec.

A Prefeitura reforça que a operação seguirá ativa durante todo o período festivo, com o objetivo de garantir ordem, segurança e respeito às normas municipais.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães
  • Mato Grosso - Sefaz apreende carga de R$ 968 mil em fiscalização na divisa com MS
  • Geral - Federação PT, PV e PCdoB mira eleger quatro deputados estaduais em MT
  • Mato Grosso - Cuiabá reabre mutirão fiscal com descontos e parcelamento até 30 de janeiro
  • Mato Grosso - VG cria programa Nota da Gente com sorteios para quem exigir nota fiscal