Sinfra opta por asfalto reforçado nos corredores de ônibus da Prainha e XV de Novembro
Redação
MELHORIAS
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) está realizando a recuperação do pavimento nas avenidas Prainha e XV de Novembro, integrando as obras dos corredores exclusivos do transporte público em Cuiabá. Nessas vias, a faixa destinada aos ônibus será executada com asfalto especial, enquanto apenas as áreas de parada e estações receberão concreto.
Segundo o secretário estadual Marcelo de Oliveira, a escolha técnica foi baseada em estudos sobre o comportamento do pavimento na região do canal da Prainha. As análises apontaram que o uso do pavimento flexível seria mais eficiente para as características do solo e da drenagem local.
O material indicado para as faixas exclusivas é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) com adição de polímeros, o mesmo utilizado na pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso, o que garante maior durabilidade e resistência. Além disso, a Avenida da Prainha também receberá uma nova pista, aumentando sua capacidade e melhorando o fluxo de veículos.
Outro fator determinante para a adoção do asfalto é a interferência direta da obra de drenagem executada pela concessionária Águas Cuiabá, conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público e a Prefeitura. As intervenções abrangem diversas ruas do Centro e toda a bacia da Prainha. De acordo com a Sinfra, o concreto poderia comprometer a eficiência do sistema de captação das águas da chuva, prejudicando a drenagem recém-implantada.
Marcelo de Oliveira reforçou que os problemas de alagamentos históricos no Centro da capital não estão relacionados aos corredores do transporte público. “A drenagem do Centro é responsabilidade do TAC firmado entre Prefeitura, Ministério Público e Águas Cuiabá. É preciso esclarecer isso à população”, afirmou.
Apesar disso, o secretário destacou que o Governo do Estado atua diretamente para solucionar um dos pontos mais críticos: a região em frente ao Shopping Popular, onde alagamentos já ultrapassaram 1,5 metro de altura. Uma obra específica está em execução com métodos não destrutivos, prevendo novos bueiros e sistema de alta vazão para reduzir rapidamente o acúmulo de água.
Ele concluiu reforçando que o foco do projeto é proporcionar um sistema de transporte mais ágil e confortável. “Nosso objetivo é entregar infraestrutura adequada para um transporte público rápido, eficiente e seguro para a população”, finalizou.