Talento da zona rural brilha na Matemática nacional
Redação
Reconhecimento
A 54 km do bairro Pedra 90, na zona rural de Cuiabá, uma jovem vem chamando atenção em todo o país pelo talento com os números. Myllena Vidal Pinto, aluna do 8º ano da Escola Novo Renascer, conquistou em 2024 a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), se destacando entre milhares de estudantes.
Morando com a avó em um sítio na estrada Rio dos Ouros, Myllena supera limitações com dedicação e criatividade. “Uso o celular da minha avó para assistir aulas de Matemática pelo YouTube todos os dias, das 7h30 às 11h. Também pesquiso no Google e anoto tudo no caderno”, contou.
Determinada, a estudante sonha alto: “Quero ser engenheira civil. É uma área que eu amo e quero aprender cada vez mais.”
O talento de Myllena garantiu uma bolsa de estudos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde recebe aulas duas vezes por semana para aprimorar seus conhecimentos. A diretora da escola, Vanessa Alves de Moraes, não esconde o orgulho: “Ela é uma aluna exemplar, disciplinada e apaixonada pelo que faz. O futuro dela é promissor.”
Agora, Myllena se prepara para a segunda fase da Olimpíada Mirim da OBMEP, no dia 11 de novembro, em busca da tão sonhada medalha de ouro.