Uso de IA na indústria brasileira cresce 163% em dois anos
Redação
Tendência
O uso de Inteligência Artificial (IA) na indústria brasileira aumentou 163% entre 2022 e 2024, saltando de 1.619 para 4.261 empresas, segundo a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec/IBGE). O avanço é impulsionado pela popularização das IAs generativas, como o ChatGPT.
Empresas com mais de 500 funcionários lideram o uso (57,5%), especialmente nas áreas administrativa (87,9%) e comercial (75,2%). Setores de informática e eletrônicos (72,3%) concentram a maior adoção, enquanto couro, fumo e manutenção registram os menores índices.
Além da IA, 89% das indústrias utilizam tecnologias digitais, como computação em nuvem (77,2%) e internet das coisas (50,3%). O principal benefício relatado é o aumento da eficiência (90,3%), mas os altos custos e a falta de profissionais qualificados ainda são desafios.
Diante do crescimento, o Governo Federal anunciou investimento de R$ 23 bilhões em IA nos próximos quatro anos. O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) prevê o desenvolvimento de soluções éticas e inclusivas, a criação da Infraestrutura Nacional de Dados e da Nuvem Soberana, além de aplicações voltadas à saúde, educação e serviços públicos digitais.
 
Fonte: Terra
 
             
               
                 
                             
                         
                        