Mato Grosso registra alta na doação de órgãos
Redação
Crescimento
A Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), registrou um avanço significativo nas ações de doação e captação de órgãos ao longo deste ano. Entre janeiro e setembro, 24 órgãos foram captados no estado e destinados a transplantes realizados em diferentes regiões do país, contribuindo para salvar e transformar vidas.
Nesse período, foram viabilizados 16 rins, sete fígados e um coração em dez procedimentos de captação de múltiplos órgãos realizados em unidades de saúde de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum e Sinop.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça a importância do diálogo familiar sobre a decisão de ser doador:
“Esse gesto solidário pode representar uma nova chance de vida para várias pessoas.”
Além desses procedimentos, a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou o resultado expressivo quanto à captação de córneas. Foram 242 unidades captadas e transplantadas, atendendo integralmente a fila de espera estadual.
Atualmente, os pacientes que aguardam transplante de córnea já estão em fase de exames ou tratamentos preparatórios, garantindo que o fluxo siga de forma contínua. As córneas doadas permanecem em Mato Grosso, permitindo respostas mais rápidas para os receptores locais.
No caso dos rins, a prioridade também é para pacientes do estado, conforme a lista regulada pela CET. Somente quando não há compatibilidade os órgãos são disponibilizados ao Sistema Nacional de Transplantes, assim como ocorre com os demais órgãos captados.
A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, ressaltou ainda os esforços de capacitação realizados em 2025, com destaque para o Setembro Verde, que intensificou ações de sensibilização e qualificação profissional.
“Estamos preparando as equipes hospitalares para um atendimento mais humanizado às famílias e para a identificação correta e precoce de potenciais doadores”, afirmou.