MT é premiado por inovação em monitoramento da qualidade do ar
Redação
Referência
O Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar de Mato Grosso (Qualiar-MT) conquistou o terceiro lugar na categoria Inovação da 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizadas neste mês no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o projeto tem como objetivo gerar informações precisas para subsidiar ações de gestão ambiental e de saúde pública.
“É um orgulho integrar essa equipe que, em tão pouco tempo, já alcançou reconhecimento nacional e resultados concretos, com produtos inovadores para o povo mato-grossense”, afirmou o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo.
Lançado em setembro, o portal do Qualiar-MT disponibiliza dados em tempo real sobre a qualidade do ar. Com investimento de R$ 854,7 mil, o sistema já conta com 30 sensores instalados em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres e Rondonópolis. A meta é expandir o monitoramento para os 142 municípios até 2026.
A premiação reforça o protagonismo de Mato Grosso no uso da tecnologia e da ciência cidadã para o enfrentamento das mudanças climáticas e o fortalecimento da gestão ambiental.