Lula destaca diálogo direto com Trump para negociações bilaterais


27/10/2025 às 14:31
Redação

Negociação

Durante passagem por Kuala Lumpur, na Malásia, nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que mantém contato direto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de eventuais impasses nas negociações entre os dois países.

“Combinamos que, diante de qualquer dificuldade, falaremos pessoalmente. Ele tem o meu telefone e eu tenho o dele”, disse Lula, após uma breve conversa com a imprensa, ao deixar o hotel onde está hospedado.

A declaração veio após Trump afirmar à imprensa norte-americana que teve uma “boa reunião” com o líder brasileiro, a quem descreveu como “um cara bastante enérgico”. No entanto, o presidente dos EUA ponderou que “ainda é cedo para garantir um acordo”.

Lula respondeu dizendo que a cautela é natural: “É óbvio que não resolveríamos tudo em uma única conversa. As negociações continuarão entre nossas equipes técnicas.”

Segundo o presidente brasileiro, os dois governos mantêm diálogo para tratar da retirada de sobretaxas impostas a produtos brasileiros e da suspensão de sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra ministros do Supremo Tribunal Federal e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de familiares.

“Temos uma equipe preparada, com o Alckmin, o Haddad e o Mauro Vieira. Entregamos um documento formalizando o que foi discutido, para deixar claro o que o Brasil busca”, explicou Lula.

O presidente cumpre seu quinto dia de agenda no Sudeste Asiático, onde participou da 20ª Cúpula da Ásia do Leste e foi recebido em jantar de gala pelo presidente da Malásia, Anwar Ibrahim, e pela primeira-dama, Wan Azizah Wan Ismail. Antes da Malásia, Lula esteve na Indonésia para a 47ª Cúpula da ASEAN. O encontro com Trump ocorreu durante a programação do evento.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Câmara custeia viagem de vereadores para eventos na China e em Dubai
  • Mundo - Partido de Javier Milei vence eleições legislativas na Argentina
  • Entrevista - Neymar avalia chances de disputar a Copa de 2026
  • Mato Grosso - Servidor público, a grandeza de servir!
  • Política MT - Júlio reage a críticas e reforça pré-candidatura de Jayme ao governo
  • Geral - Por que famosas estão removendo os implantes de silicone
  • Política MT - Abílio reforça que Samantha mira AL e não deve compor como vice
  • Política MT - Câmara reajusta verbas indenizatórias de servidores com funções extras
  • Geral - Exposição de Edewilson Miranda encerra nesta terça (28)
  • Entrevista - Fisiculturista brasileira busca recorde no Guinness com fotos em academias