UFMT realiza Semana Acadêmica
Redação
Veja
Evento começa dia 28/11 com programação em todos os Câmpus
Começa no próximo dia 28, a Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ação reúne três grandes eventos voltados para a divulgação da produção acadêmica e científica da Instituição: XXXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, XIV Mostra de Pós-Graduação e Semana Acadêmica 2023. A sessão solene de abertura será às 13h, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), no Câmpus.
Com o tema da palestra “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, que será conduzida pelo professor Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento que é organizado pelas Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), Ensino de Pós-graduação (Propg) e de Pesquisa (Propeq), segue 1º de dezembro com extensa programação em todos os Câmpus, e pode ser acessada em suas redes sociais no Instagram nos links.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho, explica que o evento é espaço para mostra de trabalhos de discentes e docentes ligados aos cinco programas de apoio pedagógico da UFMT: O Programa de Monitoria, Programa de Tutoria, Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP).
“Temos também as apresentação das Ligas Acadêmicas, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e outras atividades que tenham foco no apoio à construção da educação com qualidade e à promoção de maior envolvimento dos estudantes de graduação nos campi de Cuiabá e Várzea Grande”, destacou.
O Pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola, conta que o evento é uma oportunidade de concluir um ciclo. “É neste momento que realizamos o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, em que todos que participaram dos programas PIB apresentam seus resultados de pesquisa iniciados em 2022 e encerra agora. Apresentamos à comunidade os frutos dessa jornada e eles são avaliados por profissionais do CNPQ, do Comitê Interno da UFMT, além da premiação Severino Meirelles que premia um estudante de cada área do conhecimento”, ressaltou, falando ainda sobre o novo prêmio José de Souza Nogueira, com objetivo de premiar os melhores trabalhos científicos postados na internet e alcançam expressivo público.
Vitrine do conhecimento
Integrando a Semana Acadêmica estão as atividades de pós-graduação da UFMT, e o pró-reitor da área, professor Jackson Resende, reforça que o momento é importante para o desenvolvimento e alcance da missão institucional da Universidade no Estado. “Além disso, a interação de ações dos programas de pós-graduação com cursos de graduação é uma informação que nossos cursos precisam indicar em seus relatório sucupira para avaliação quadrienal”, disse, complementando que a ação serve de vitrine para alunos de graduação que almejam seguir na academia.
Sobre a participação de toda comunidade, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMT ressalta que esse diálogo com a sociedade não ocorre somente no momento de apresentação de trabalhos. “Esse intercâmbio necessário acontece também durante a construção do ensino, da pesquisa e extensão, uma vez que as diferentes atividades acadêmicas são desenvolvidas no âmbito e em conjunto com escolas, comunidades, hospitais, entre outras instituições do Estado”, disse.