Golpistas da “Operação Antenados” são condenados a 86 anos de prisão
Redação
Operação Antenados
Um ano após a deflagração da Operação Antenados, a Polícia Civil de Mato Grosso concluiu a investigação que resultou na condenação de sete integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes contra idosos. As penas somam mais de 86 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Segundo a Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, os criminosos se passavam por representantes de um programa de distribuição de antenas de TV para famílias de baixa renda. Durante as visitas, fotografavam documentos e rostos das vítimas, utilizando os dados para abrir contas bancárias falsas e contratar empréstimos consignados em nome dos idosos.
As investigações identificaram 31 vítimas em Cuiabá e 44 contratos fraudulentos que totalizaram mais de R$ 1,5 milhão em prejuízos. Também foram encontradas vítimas em outros municípios e estados.
A decisão judicial, proferida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, marca o desfecho da operação realizada em agosto de 2024, que cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão, além do bloqueio de bens e contas ligadas aos envolvidos.
Para a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pelo caso, a condenação “é uma resposta firme contra golpes que exploram a vulnerabilidade dos idosos e reafirma o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento das fraudes eletrônicas”.