Tecnologia ajuda na captura de quatro foragidos em menos de quatro dias
Redação
Vigia Mais MT
Em apenas quatro dias, quatro pessoas com mandado de prisão em aberto foram presas em diferentes cidades de Mato Grosso com o apoio do Vigia Mais MT, sistema de videomonitoramento inteligente do Governo do Estado integrado ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
A prisão mais recente ocorreu no domingo (13), em Várzea Grande, após as câmeras do sistema identificarem um veículo suspeito na Avenida Leôncio Lopes de Miranda. A ação coordenada com o 4º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de uma mulher procurada pela Justiça.
No sábado (12), também em Várzea Grande, um homem com mandado por homicídio foi capturado após o sistema emitir alerta sobre um carro monitorado. A abordagem aconteceu em um posto de combustíveis.
Um dia antes, em Lucas do Rio Verde, o sistema de leitura automática de placas (OCR) detectou um veículo com restrição judicial, levando à prisão do condutor. Já na quinta-feira (10), em Cuiabá, o reconhecimento facial do programa identificou uma mulher foragida por homicídio, presa logo em seguida pela polícia.
Atualmente, o Vigia Mais MT conta com mais de 15 mil câmeras em operação em 128 municípios. Desde sua implantação, cerca de 70 prisões foram realizadas com o auxílio direto da tecnologia, que tem se mostrado fundamental para a prevenção e solução de crimes em Mato Grosso.