Estudantes de MT retornam de intercâmbio na Inglaterra e relatam experiências transformadoras
Redação
CONHECIMENTO
Os 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino que participaram da 3ª edição do programa MT no Mundo, promovido pelo Governo de Mato Grosso, retornaram neste domingo (5) e segunda-feira (6) de um intercâmbio de 21 dias na Inglaterra. A iniciativa proporcionou imersão total no inglês e contato direto com a cultura britânica.
Durante a estadia, os alunos foram divididos em grupos e hospedados em casas de famílias anfitriãs, distribuídas em sete cidades inglesas: Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool. Além das aulas, conheceram costumes locais, ampliaram o vocabulário e tiveram experiências que, segundo eles, serão decisivas para o futuro acadêmico e profissional.
Para a estudante Giovanna Bandeira, de 15 anos, do 1º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, de Várzea Grande, a oportunidade foi única. “Foi uma experiência incrível, que poucos têm a oportunidade de realizar. Sempre sonhei em sair do Brasil, e isso aconteceu aos 15 anos. Conheci novas culturas, novas pessoas e aprendi muito. Sei que muitas portas vão se abrir na minha vida acadêmica e profissional.”
A jovem Lívia Costa Ortega, de 16 anos, da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá, destacou que a viagem foi um marco. “Melhorei muito no inglês e mudei a forma como vejo o meu futuro.”
Já Matheus Gabriel dos Anjos de Barbosa, de 17 anos, de Campo Verde, ressaltou o ganho profissional. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Isso vai agregar muito ao meu currículo e abrir caminhos para o futuro, tanto na faculdade quanto na vida profissional.”
As familiares acompanharam com expectativa cada etapa do intercâmbio. Cristiana de Fátima, mãe de Matheus, disse que a experiência foi transformadora. “Ficamos com o coração apertado de saudade, mas muito felizes por ele viver tudo isso.”
Para Elita Laura, mãe de Giovanna, o programa é um presente. “Na minha época, não existia essa chance. Ver minha filha realizar esse sonho me deixa realizada. Sei que fará toda a diferença no crescimento dela.”
O intercâmbio contou com o apoio de 14 monitores, 13 professores em capacitação em Londres e um psicólogo. Para o embaixador da política de línguas estrangeiras da Seduc, Max Toledo, o impacto é duradouro. “Eles não voltam os mesmos. Retornam mais confiantes e preparados para novos desafios.”
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o MT no Mundo já é uma das principais ações do Plano EducAção 10 Anos, que busca colocar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026. “É um programa que transforma vidas. Queremos que nossos estudantes tragam novos conhecimentos para inspirar colegas e comunidades. É um investimento no futuro da educação de Mato Grosso.”
Nesta edição, o programa soma mais de R$ 16 milhões em investimentos, garantindo aos alunos nivelamento, certificado, passagens, hospedagem, alimentação, seguro, chip de internet, transporte e ajuda de custo de 250 libras semanais.