Pantanal será destaque em ação internacional de turismo em Nova York


Reprodução  - Foto: Reprodução Pantanal será destaque em ação internacional de turismo em Nova York
06/10/2025 às 08:15
Redação

DESTAQUE

Mato Grosso está no centro da estratégia brasileira para conquistar o mercado internacional de turismo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o potencial do estado e do Pantanal como um dos grandes ativos nacionais na promoção do país no exterior.

Entre 29 de outubro e 2 de novembro, a cidade de Nova York recebe a Galeria Visit Brasil Pantanal, projeto itinerante e imersivo da Embratur em parceria com o Sebrae. A ação ocorrerá no distrito de Chelsea, um dos principais polos culturais da cidade, e terá como tema exclusivo o bioma pantaneiro. O espaço oferecerá experiências sensoriais envolvendo gastronomia, cultura, biodiversidade e sustentabilidade, apresentando o Pantanal como destino de safári e observação da vida silvestre, nos moldes dos países africanos.

De acordo com Freixo, o evento é estratégico para atrair turistas dos Estados Unidos, que em 2024 enviaram mais de 728 mil visitantes ao Brasil, com gasto médio de US$ 3,6 mil por pessoa.

“O Pantanal é uma das maiores potências do turismo de natureza do mundo. Não existe nada igual. Nós já estudamos o mercado norte-americano e sabemos do potencial de visitação para Mato Grosso e para o Pantanal especificamente”, destacou o presidente da Embratur, durante a FIT América Latina, em Buenos Aires.

Malha aérea e novas rotas

Além da promoção internacional, a Embratur também se comprometeu a apoiar a ampliação da malha aérea. O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), articula a criação de uma rota internacional no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Reuniões já foram realizadas com companhias como Latam, Jetsmart, Aerolíneas Argentinas e GOL.

“Se estamos promovendo o Pantanal e Mato Grosso, precisamos garantir a aviação. Temos um setor específico na Embratur que estuda modais e estamos à disposição para dialogar com as companhias aéreas. Seremos parceiros do Governo de Mato Grosso nesse esforço”, reforçou Freixo.

A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destacou que o reconhecimento da Embratur fortalece as ações já desenvolvidas pelo estado e amplia a visibilidade em mercados estratégicos. “Isso significa mais oportunidades para os empreendedores locais, mais geração de emprego e renda e, sobretudo, mais valorização da nossa biodiversidade e da nossa cultura. Mato Grosso está preparado para receber o mundo”, afirmou.

A Galeria Visit Brasil faz parte da estratégia de reposicionamento da imagem do país no exterior, associando os destinos à diversidade cultural e à sustentabilidade. Em setembro, Nova York já recebeu a edição dedicada à Amazônia, e agora será a vez do Pantanal ocupar o protagonismo do ecoturismo brasileiro.

Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, o Pantanal é a maior planície alagável do planeta e abriga espécies emblemáticas como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Guns N’ Roses anuncia nove shows no Brasil em abril de 2026
  • Brasil - Após 13 anos, Urach volta ao Carnaval e desfilará pela Porto da Pedra
  • Pelando - Luiza Possi vence processo e empresa de cosméticos é proibida de usar sua imagem
  • Entrevista - Boninho divulga seu novo reality sem influenciadores
  • Política Brasil - Equipe médica atribui alucinações de Bolsonaro à interação com remédio sem prescrição
  • Política Brasil - STF manda Estado pagar diferenças da pensão vitalícia de Carlos Bezerra
  • Geral - Segunda terá chuva forte, temporais e risco de granizo em várias regiões do país
  • Geral - Morre aos 81 anos Jimmy Cliff, ícone do reggae
  • Mato Grosso - Procon intensifica orienta consumidores para evitar golpes na Black Friday
  • Brasil - Pagamentos do Pé-de-Meia começam hoje para estudantes do ensino médio