Várzea Grande realiza mutirão de saúde para mulheres no dia 11 de outubro
Redação
OUTUBRO ROSA
A Prefeitura de Várzea Grande deu início à campanha Outubro Rosa com uma série de ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um mutirão no próximo dia 11 de outubro, quando todas as 26 Unidades de Saúde da Família estarão abertas das 7h às 17h, oferecendo atendimento exclusivo para mulheres.
Durante a ação, serão realizados exames de prevenção do colo do útero (Papanicolau), palestras educativas, vacinação e encaminhamentos para mamografia. Além disso, a secretaria está fazendo a busca ativa por mulheres que aguardam mamografia desde 2023, com o objetivo de zerar a fila.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a importância do esforço para garantir acesso ao exame.
“Estamos em busca dessas mulheres que aguardam há meses ou até anos por uma mamografia, pois sabemos que o diagnóstico precoce é decisivo para salvar vidas”, disse.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, reforçou que a iniciativa amplia o alcance da campanha. “Será um sábado de portas abertas, totalmente dedicado às mulheres de Várzea Grande. Aquelas que não conseguem comparecer em dias de semana terão a oportunidade de cuidar da saúde”, afirmou.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforçam a urgência da prevenção: só em 2021, o câncer de mama causou 18.139 mortes no Brasil. Entre 2023 e 2025, a estimativa é de 73.610 novos casos anuais. Já o câncer do colo do útero deve registrar 17.010 novos casos anuais até 2025, sendo que 60% ainda são descobertos em estágio avançado.
Ao longo do mês de outubro, a Prefeitura manterá uma programação de ações educativas e de atendimento, reforçando que a prevenção continua sendo a estratégia mais eficaz para salvar vidas.