Variante da “rouquidão” da covid-19 preocupa após morte no Piauí; MT soma 11,5 mil casos em 2025
Redação
ALERTA
Uma nova cepa da covid-19, chamada de “variante da rouquidão”, acendeu alerta no Brasil após a confirmação do primeiro óbito no Piauí. Em Mato Grosso, já são 11.519 casos da doença neste ano, com 23 mortes. Apenas na primeira semana de setembro, o Estado registrou 52 novas infecções (média de 7,4 por dia).
O boletim da Fiocruz apontou Mato Grosso entre os estados com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à covid-19.
Sintomas e características
Segundo a virologista Ana Cláudia Trettel, além de rouquidão, os pacientes relatam cansaço intenso, tosse seca e dor de garganta persistente. A mutação sugere maior afinidade do vírus pelas vias aéreas superiores. Apesar disso, não há evidências de maior gravidade, mas sim a necessidade de monitoramento constante.
Vigilância
As amostras coletadas em unidades de saúde passam pelo Lacen e depois são encaminhadas à Fiocruz, responsável pela vigilância genômica das variantes.
Vacinação segue essencial
A vacinação continua sendo a principal forma de prevenir casos graves. Pessoas imunizadas tendem a ter sintomas leves e recuperação mais rápida. A especialista reforça a importância de manter a higiene das mãos, etiqueta respiratória e o uso de máscara em caso de sintomas.