Aeronaves já lançaram 4,1 milhões de litros de água contra incêndios em MT
Redação
COMBATE
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) intensificou o uso de aeronaves no combate aos incêndios florestais no Estado. Desde julho, quando começou o período proibitivo do fogo, já foram lançados 4,1 milhões de litros de água em áreas atingidas.
As operações aéreas somam 589 horas de voo e 1.649 lançamentos, com o apoio de cinco aviões e um helicóptero em diferentes regiões, incluindo o Parque Estadual da Serra Azul, a Serra do Roncador (Barra do Garças) e o município de Santo Antônio de Leverger.
Serra Azul: três aeronaves, 45 horas de voo e 375 mil litros lançados.
Serra do Roncador: 92 horas de voo e mais de 505 mil litros.
Leverger: fogo em fazenda controlado após mobilização imediata de uma aeronave.
O helicóptero também auxilia na infiltração de equipes em áreas de difícil acesso.
Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, a atuação coordenada amplia a eficiência. “As aeronaves atacam diretamente as chamas e umedecem o solo, permitindo o avanço seguro das equipes por terra.”
O Estado conta com 1.420 bombeiros militares, reforçados por 250 brigadistas, além de 80 viaturas, oito aeronaves e maquinário pesado. As ações integram o Sistema Integrado de Cadastro de Recursos (SICRAIF), que reúne cerca de 8 mil recursos disponíveis para resposta rápida.
O investimento do Governo de Mato Grosso para 2025 no combate a incêndios e ao desmatamento ilegal é de R$ 125 milhões.