Obras do BRT na Prainha são retomadas após liberação do Iphan em Cuiabá
Redação
LIBERAÇÃO EM 2026
As obras do BRT na avenida Tenente Coronel Duarte, a conhecida Prainha, em Cuiabá, foram retomadas na manhã desta quinta-feira (11). A intervenção estava paralisada desde a última segunda-feira (8), após determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que apontou ausência de acompanhamento arqueológico no trecho entre a Praça Ipiranga e a avenida XV de Novembro.
A superintendente do Iphan em Mato Grosso, Ana Joaquina da Cruz Oliveira, explicou que a região é classificada como sítio arqueológico e, por isso, exige monitoramento especializado. Segundo ela, a suspensão ocorreu pela falta de regularização documental após a troca do consórcio responsável pela obra. “Foi por causa dessa pendência que solicitamos a interrupção das atividades, mas, após reunião com a Sinfra, toda a documentação solicitada, assim como a presença do arqueólogo, foi solucionada”, afirmou.
No trecho próximo à avenida Dom Bosco, máquinas já realizam escavações de até 60 centímetros para instalação do sistema de drenagem. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), os trabalhos estão sendo executados em conjunto com a concessionária Águas Cuiabá, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O traçado prevê que os ônibus do BRT circulem pela faixa da esquerda no sentido XV de Novembro e retornem pelo lado oposto da Tenente Coronel Duarte.
A previsão da Sinfra é concluir esse trecho até janeiro de 2026, com prioridade para liberar a via já no início do próximo ano. Para reduzir impactos no trânsito, foram adotadas medidas como integração do Waze para informar bloqueios, além de parcerias com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Batalhão de Trânsito.
Também foram abertas novas licitações para construção de estações e terminais em pontos estratégicos, medida que deve minimizar transtornos e preparar a cidade para a implantação completa do sistema de transporte rápido por ônibus.