Obras do BRT na Prainha são retomadas após liberação do Iphan em Cuiabá


12/09/2025 às 13:24
Redação

LIBERAÇÃO EM 2026

As obras do BRT na avenida Tenente Coronel Duarte, a conhecida Prainha, em Cuiabá, foram retomadas na manhã desta quinta-feira (11). A intervenção estava paralisada desde a última segunda-feira (8), após determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que apontou ausência de acompanhamento arqueológico no trecho entre a Praça Ipiranga e a avenida XV de Novembro.

A superintendente do Iphan em Mato Grosso, Ana Joaquina da Cruz Oliveira, explicou que a região é classificada como sítio arqueológico e, por isso, exige monitoramento especializado. Segundo ela, a suspensão ocorreu pela falta de regularização documental após a troca do consórcio responsável pela obra. “Foi por causa dessa pendência que solicitamos a interrupção das atividades, mas, após reunião com a Sinfra, toda a documentação solicitada, assim como a presença do arqueólogo, foi solucionada”, afirmou.

No trecho próximo à avenida Dom Bosco, máquinas já realizam escavações de até 60 centímetros para instalação do sistema de drenagem. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), os trabalhos estão sendo executados em conjunto com a concessionária Águas Cuiabá, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O traçado prevê que os ônibus do BRT circulem pela faixa da esquerda no sentido XV de Novembro e retornem pelo lado oposto da Tenente Coronel Duarte.

A previsão da Sinfra é concluir esse trecho até janeiro de 2026, com prioridade para liberar a via já no início do próximo ano. Para reduzir impactos no trânsito, foram adotadas medidas como integração do Waze para informar bloqueios, além de parcerias com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Batalhão de Trânsito.

Também foram abertas novas licitações para construção de estações e terminais em pontos estratégicos, medida que deve minimizar transtornos e preparar a cidade para a implantação completa do sistema de transporte rápido por ônibus.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães
  • Mato Grosso - Sefaz apreende carga de R$ 968 mil em fiscalização na divisa com MS
  • Geral - Federação PT, PV e PCdoB mira eleger quatro deputados estaduais em MT
  • Mato Grosso - Cuiabá reabre mutirão fiscal com descontos e parcelamento até 30 de janeiro
  • Mato Grosso - VG cria programa Nota da Gente com sorteios para quem exigir nota fiscal