Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia
Redação
HABILITADOS
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta segunda-feira (8) a habilitação de seis frigoríficos de Mato Grosso para exportar carne bovina à Indonésia. A medida é considerada estratégica para o setor, após os Estados Unidos anunciarem novas sobretaxas sobre produtos brasileiros, incluindo a carne bovina.
Segundo o Mapa, as empresas já estão autorizadas a comercializar com o país asiático. As habilitações resultaram de negociações bilaterais e inspeções presenciais realizadas por autoridades sanitárias indonésias no Brasil no mês passado.
Com as novas autorizações, o número de frigoríficos brasileiros aptos a vender para a Indonésia passou de 21 para 38, um crescimento de 80%. Em Mato Grosso, as exportações de carne bovina representaram 39,04% da produção em 2024, ficando atrás apenas do mercado interestadual (54,69%) e superando o consumo interno (6,27%), conforme dados do Imea.
A Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, com mais de 270 milhões de habitantes, tem ampliado as importações de proteína animal. O governo brasileiro espera que a abertura fortaleça a presença nacional no Sudeste Asiático e diversifique os destinos da carne bovina.