Último dia para comprovar informações do Prouni do 2º semestre de 2025
Redação
ATENÇÃO
Os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm somente até hoje, sexta-feira, 5 de setembro, para comprovar as informações prestadas na inscrição. O procedimento deve ser feito diretamente junto à instituição de ensino superior, de forma presencial ou eletrônica.
O resultado da pré-seleção pode ser conferido no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista contempla candidatos que não foram chamados nas etapas regulares ou que não conseguiram vaga por falta de formação de turma.
As instituições devem disponibilizar, em seus sites, um espaço específico para o envio eletrônico da documentação. Caso não seja possível, a entrega deve ocorrer presencialmente nos locais e horários regulares dos cursos. Em ambos os casos, a instituição é obrigada a fornecer um comprovante de recebimento dos documentos.
O prazo para registro da aprovação ou reprovação do candidato, bem como para emissão do termo de concessão de bolsa (quando for o caso), segue até 12 de setembro.
Segundo o Edital nº 14/2025, instituições que adotarem processo seletivo próprio devem ter comunicado formalmente os critérios aos candidatos, que não podem ser mais rigorosos que os aplicados aos demais alunos da instituição. É proibida qualquer cobrança de taxa para essa seleção.
Mais de 211 mil bolsas nesta edição
Nesta edição, o MEC ofertou mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas entre 887 instituições privadas de ensino superior. Os cursos com maior número de bolsas são administração, direito, pedagogia, educação física e medicina.
Prouni completa 20 anos
Criado em 2004, o Prouni celebra 20 anos com mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados, sendo 2,5 milhões com bolsas integrais. Atualmente, 632.503 estudantes são atendidos pelo programa, 84% deles com bolsa integral. O programa se destaca por promover o acesso ao ensino superior entre públicos vulnerabilizados: 56% dos beneficiados são mulheres e 55% são pessoas negras. Além disso, a taxa de conclusão entre bolsistas do programa é de 58%, bem superior à dos não participantes (36%).